Deus é Senhor!

Senhas diárias

05/04/2021

SENHAS DIÁRIAS - 05.04.2021
Amós 3.6 – Por acaso, cai alguma desgraça sobre uma cidade, sem que o Senhor Deus a tenha feito acontecer?
Lucas 24.26 – Era preciso que o Messias sofresse e assim recebesse de Deus toda a glória.
O profeta Amós denuncia a maldade do povo, especialmente das lideranças e autoridades da nação. Elas conduzem o povo para longe de Deus. Isso faz com que o mal se abata sobre o país. Todas as coisas têm uma razão de ser. E o mal que Israel estava passando era consequência de suas próprias maldades. Ao invés de voltar para Javé, o Senhor Deus, o povo insiste em buscar ajuda longe do Senhor. Amós lembra ao povo que isso é inútil. É Deus quem tem tudo em suas mãos e decide sobre tudo. Por que vocês buscam outros deuses se não existem? Por que vocês correm atrás do vento? O Senhor Deus é o único Senhor e Deus! Busquem por Ele e confiem nele. Ele está deixando, e também fazendo com que o mal se abata sobre Israel, para que vocês aprendam que é inútil buscar forças em outros povos. O Senhor tem a última palavra e tudo está em suas mãos. Ninguém há que possa mudar o que Deus decide. Confiem no Senhor, pois Ele quer o bem de Israel. Ele já mostrou isso tantas vezes. Podemos definir assim a exortação do profeta Amós. Em última análise, Deus decide sobre tudo, pois nada acontece sem que Ele tenha conhecimento e dê permissão. Mas sua vontade sempre será o bem para seu povo. Ao mesmo tempo, Ele não interfere no sentido de impedir que a vida tenha seu curso normal. Sua criação foi feita para que tenha decisões sobre si mesma e naturalmente viva com estas decisões. É sua palavra a Adão e Eva em Gênesis. Ele interfere na medida em que pedimos ou que Ele mesmo assim decida.
Até mesmo a morte de Jesus estava decidida, pois era a única maneira de vencer o pecado do ser humano e restaurar sua comunhão com o Pai. É o que Jesus ensina aos discípulos a caminho de Emaús. A vida seguiria seu curso normal e a vida e ações de Jesus acabariam por causar o que causaram: a ira, a inveja e a ação do Sinédrio contra Ele. Para as autoridades religiosas da época não havia outra maneira dos fatos acontecerem. Sua compreensão do amor de Deus estava corrompida e Jesus era visto como um herege e como quem comete sacrilégio contra a fé judaica. Era necessário que Jesus sofresse, assumindo os pecados do mundo, e a cruz foi o modo da época para que isso se cumprisse. Portanto, Deus está no controle de tudo, pois nem um fio de cabelo cai sem que o Senhor tenha conhecimento e permita que isso aconteça. Porém, seu desejo e sua vontade é que o bem sempre tenha a primazia e tudo se dirija para um novo tempo, através da vida e obra de Jesus, o Cristo. Podemos confiar que nada foge de seu controle e Ele quer nosso bem. Jesus é por nós. P. Luiz Carlos


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 61905
REDE DE RECURSOS
+
Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br