Deus é luz

Senhas diárias

26/04/2021

SENHAS DIÁRIAS - 26.04.2021
Zacarias 14.7 – Não haverá mais escuridão. Haverá somente dia, pois o sol continuará a brilhar a noite inteira. Mas só o Senhor Deus
sabe quando é que aquele dia vai chegar.
1.ª João 1.5 – A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz, e não há nele nenhuma escuridão.
A compreensão de que Deus é luz está posta nas escrituras desde o início. O pecado trouxe a escuridão para a vida do ser humano. Porém, a percepção de que Deus vencerá o mal definitivamente afirma que a luz será eterna e iluminará a todos. Zacarias afirma que isto se concretizará, porém só o Senhor sabe como e quando.
Em muitos povos, quem sabe em todos, que cultuam alguma divindade ou divindades, as que representam o bem sempre são comparadas com a luz. Onde o mal está há escuridão, há trevas. Ao dizer que Deus haverá de ser o Senhor de todos os povos e acabará com o mal, o terrível e grande dia do Senhor, o profeta também precisa afirmar que a luz será definitiva, pois Deus é luz e onde Ele reinar absoluto, não haverá espaço para a mais tênue escuridão. Por isso ele afirma que haverá somente dia, pois o sol continuará a brilhar a noite inteira. Esta figura é comum na compreensão de fé israelita e também cristã. O livro do Apocalipse afirma que não haverá a necessidade de existir o sol, pois a glória de Deus será a luz e Jesus a lâmpada na nova Jerusalém, símbolo do novo céu e da nova terra.
O apóstolo João nos diz isso também. A mensagem que ele ensina às suas comunidades, no que diz respeito à luz, é a afirmação do próprio Cristo de que Ele é a luz do mundo. Isso significa que Ele traz a clareza do que é bem e do que é mal. Ele nos dá o discernimento entre o que é certo e o que é errado. Ele ilumina a sociedade para indicar por onde se deve caminhar para viver na sua alegria e conforme a vontade do Pai. Não há qualquer escuridão, isto é, dúvida em relação à luz de Jesus para nossa vivência. Só não vive quem não quer. Esta é a afirmação de João. Que alegria para cada uma e cada um de nós. Temos um caminho seguro a trilhar. Ele nos indica para onde ir e como ir. Bendito seja o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Vamos seguir na sua luz. P. Luiz Carlos 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 62202
REDE DE RECURSOS
+
Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a Boa Notícia de paz.
Filipenses 6.14-15
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br