Deus cuida dos órfãos e viúvas

Senhas diárias

05/12/2020

  SENHAS DIÁRIAS - 05.12.2020
Os textos bíblicos insistem em afirmar que Deus cuida dos abandonados e desamparados e que ele supre suas necessidades não deixando que sofram com a carência. Estes versículos do salmo 68 nos lembram isso. A pobreza e a necessidade acompanham o ser humano ao longo de sua existência. Hoje, mais do que nunca, a carência está presente em quase todas as sociedades da terra. Como entender esta afirmação dos salmistas e dos profetas, e do próprio Cristo, diante da realidade que temos. O que vemos, são carentes e necessitados que passam sofrimentos e dificuldades apesar de haver alimento para todas as pessoas da terra, espaço para que todos tenham uma moradia e dinheiro suficiente para construir casas e infraestrutura para todos. O salmista afirma que Deus cuida. Isso se comprova no fato de haver comida para todos. A produção mundial supre as necessidades. Penso eu, que a razão de continuar havendo carentes e abandonados, como diz o texto, é que o alimento, a moradia e o dinheiro (entenda-se emprego) não chega em todos, mas é acumulado de muitas formas por muitas pessoas. E estas, se achando abençoadas por Deus, acumulam mais ainda. Deus dá para todos. O salmista não está inventando isso. O Senhor cuida dos órfãos e protege as viúvas. Porém, Ele capacita a humanidade para ser sua mãos nesta tarefa de cuidado com quem sofre e passa necessidades. Entendo que é possível afirmar que Deus dá o suficiente, mas o ser humano não repassa aos seus semelhantes.
Jesus sempre mostrou sua visão de mundo e de sociedade fraterna e solidária. Ele curava sem pedir algo em troca. Pelo contrário, cedia o que tinha para que a carência fosse suprida. Ele cumpria o que o salmista afirma. Sua igreja tem esta tarefa de ser sua mão estendida nesta sociedade tão carente de solidariedade e fraternidade. Nós temos o chamado, por termos sido abençoados por Ele, de ao por do sol nos ocuparmos com a saúde dos doentes, com a fome dos carentes, com as necessidades dos sofredores. Precisamos achar o jeito de fazer isso. Mas que podemos, podemos.O Senhor é conosco. 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 60347
REDE DE RECURSOS
+
Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br