Deus cuida de nós

Senhas diárias

19/04/2021

  SENHAS DIÁRIAS - 19.04.2021
Salmo 37.23-24 – O Senhor nos guia no caminho em que devemos andar e protege aqueles cuja vida é agradável a ele. Se eles caírem, não ficarão caídos porque o Senhor os ajudará a se levantarem.
Romanos 8.37 – Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou.
Bom dia! Paz e bem a todas e todos vocês! Nos alegramos por mais um dia que está aí, à nossa disposição. Por isso, quero trazer um pequeno momento de reflexão e oração para fazermos juntos. Nos diz o salmo 118: este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele. E, de fato, temos razão para nos alegrar no Senhor. Ele é o nosso Deus e Ele é o nosso cuidador. As senhas diárias de hoje, 19.04, nos trazem os dois versículos acima. O primeiro, do Salmo 37.23-24, nos mostra que Davi canta a certeza de que seus caminhos não são ao acaso. Deus se propõe a guiá-lo por onde ele for. Se acontecerem dificuldades a mão do Senhor será com ele. E, da mesma forma, será com todos que se dispuserem a ouvir a voz de Deus e a seguir nos seus caminhos. Deus se propõe a cuidar de todas as pessoas da terra, porém não se impõe sobre elas. Ele dá a sua palavra e seus mandamentos, que sempre são para vida em abundância, e deixa que as pessoas aceitem e vivam conforme eles. Assim, o Senhor guia seus caminhos e levanta os que caem por algum motivo. Isso é motivo de grande alegria. Na medida em que não se dá ouvidos a Deus, acabamos andando sozinhos e perdemos as oportunidades de bênção do Senhor. Não ouvimos sua voz e caímos numa vivência sem a presença do Pai. Para quem tem consciência de que Deus quer o melhor, andar sem a sua presença traz tristeza.
No segundo versículo para reflexão, de Romanos 8.37, Paulo motiva os cristãos a ouvirem a voz de Jesus, pois Ele tudo fez por nós e continua fazendo o que é necessário para que se viva bem, com vida em abundância. O Senhor continua cuidando de seu povo e ajudando nas horas difíceis. Não com milagres que caem do céu, mas com a ação de pessoas que escutam a voz do Senhor e se propõem a ser seus instrumentos no cuidado para com os sofredores. Da mesma forma que Davi, o apóstolo diz que Deus não força pessoas a segui-lo, mas está sempre providenciando o bem e quem se propõe a seguir sua palavra tem a possibilidade concreta de se sentir sob seus cuidados. Haverá situações de dores e sofrimentos, como é natural para nossa vida, mas Ele vai nos conduzir, consolar e reanimar para a caminhada de vida. Ele é por nós. Podemos confiar que tudo faz para nos fazer viver em sua palavra.
Oramos a Deus: Amado Senhor! Agradecemos pelo dia que está aí, à nossa disposição. Não sabemos o que vai acontecer adiante. Sabemos, porém, que a tua mão vai nos acompanhar e, se ouvirmos tua voz, vai nos conduzir por bons caminhos e receberemos teus cuidados. Ajuda-nos a te ouvir e experimentar cada vez mais a tua presença em nós, entre nós e ao longo de nossa vivência. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, amém. P. Luiz Carlos 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 62118
REDE DE RECURSOS
+
Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que Ele nos deu.
Romanos 5.5
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br