Deus corrige nossa caminhada...

Senhas diárias

21/07/2021

SENHAS DIÁRIAS - 21.07.2021
Provérbios 3.11 – Preste atenção quando o Senhor Deus o castiga e não se desanime quando ele o repreende.
Tiago 3.17 – A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua
aparência e é livre de fingimento.
O autor de Provérbios exorta seus leitores e ouvintes a perceberem que Deus quer pessoas que sejam transformadas para melhor no relacionamento com as demais. Sempre que Ele age na vida de alguém, sua intenção é que esta pessoa cresça em qualidade de vida nos seus relacionamentos pessoais. Os males que aconteciam eram vistos, muitas vezes, como castigo de Deus sobre algo ruim que a pessoa tinha realizado. Por isso o autor diz para que não se entenda como algo ruim este mal. Pelo contrário, Deus está preocupado com as relações humanas e quer ajudar para que cada vez mais esta convivência seja baseada nos seus valores, nos seus mandamentos e na sua Palavra. Como um pai ou uma mãe repreende e educa filhos e filhas, assim Deus faz o mesmo com as pessoas. Ele quer o bem de todas. As que praticam o mal com mais constância, precisam ser auxiliadas a perceber que as relações têm limites, direitos e deveres. Os males, então, eram tidos como reprimendas do Senhor. Uma reprimenda vinda de Deus deve ser entendida como algo precioso e necessário para que sejamos melhores. Esta era a compreensão que o israelita tinha no seu dia a dia.
Nós sabemos que todo o mal que estava sobre os seres humanos foi assumido por Jesus na cruz. Ela é o castigo final de Deus como pagamento para o perdão total. Assim, não há mais uma percepção dos males correntes como castigo sobre nós, mas uma consequência das ações, tanto nossas como das pessoas ao nosso redor, que praticamos no dia a dia. Agora sim, e de forma bem clara, vemos que não somos castigados por Deus, mas Ele usa as dificuldades e dores provenientes de ações humanas de formas a ensinar e educar as relações sociais que vivemos. Deus traz sua sabedoria para nossa vida através dos ensinos de Cristo jesus. E a sabedoria de Deus, em Cristo, é pura, pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz boas ações, não é preconceituosa, racista ou homofóbica e, de forma bem especial, não é fingida. Não vive de aparências. Não vive de enganar as pessoas com falsas atitudes de bondade ou amor. Somos ensinados, por Deus, a viver de forma diferente do que a sociedade tenta impor a nós. Somos exortados, diariamente, a mantermos nosso foco na Palavra de Cristo e nos seu jeito de viver. Ele assumiu o nosso pecado e o castigo sobre o pecado foi cobrado dele. Saibamos que Deus quer pessoas cada vez melhores para uma sociedade cada vez melhor também. Vivamos segundo Cristo e nos deixemos transformar diariamente pela sua palavra. P. Luiz Carlos. 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 63754
REDE DE RECURSOS
+
O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br