Deus casou conosco

Senhas diárias

17/12/2019

Deus ordenou que o profeta Oseias fizesse algo inusitado para a época e para qualquer época, também hoje. O profeta deveria casar com uma prostituta cultual, isto é, uma das mulheres que serviam aos homens no rituais de fertilidade do culto ao deus Baal. Apesar de ser algo normal, para este culto criado por homens para sua própria satisfação pessoal, estas mulheres não tinham muita esperança de serem buscadas para casar, pois sua condição de ter relações sexuais com tantos homens às tornavam desprezíveis para uma vida normal, com família. Quando Oseias teve esta atitude, certamente causou espanto às pessoas que o conheciam. Javé, o Senhor, tinha um propósito bem definido com esta ordem dada a Oseias. Ele queria mostrar ao povo de Israel que, apesar dos pecados cometidos, especialmente o da idolatria, e de continuarem pecando e correndo atrás de outros deuses, o Senhor os aceitava e queria construir uma vida de família com o povo. Ele se propunha a ser o marido e o povo ser a esposa para sempre. Deus se manteria fiel, apesar das infidelidades do povo. Ele protegeria e cuidaria como um homem fiel cuida de sua esposa. Isso permanece para nós ate hoje. Deus nos escolheu como seu povo, sua esposa, e apesar de nossos constantes e repetidos pecados, ele se mantém fiel e cuidando de nós. Podemos crer firmemente nisso.
A fidelidade e o amor de Deus pelo ser humano estão firmados e confirmados definitivamente na pessoa de Cristo Jesus. Em Jesus, aquele que tornou-se pecador por nós, Deus casou conosco e comprometeu-se em ser fiel até a eternidade, apesar de continuarmos pecadores e infiéis ao Senhor com nossas palavras, atitudes e pensamentos. Em Jesus, o Senhor mostra seu incomparável amor pela humanidade e abriu a eternidade para todos os que confiam nele e creem neste amor revelado em Cristo. Somos a esposa de Deus, apesar de nossos pecados, e assim devemos procurar viver segundo este imenso amor por nós. Ele é fiel! Procuremos ser fiéis da mesma forma. O Senhor nos ama e tudo fez pela nossa salvação e pela vida abundante.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 54714
REDE DE RECURSOS
+
Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome: proclamai a sua salvação, dia após dia.
Salmo 96.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br