Descerramento da placa alusiva ao chalé que abrigou a Escola de Teologia, no Morro do Espelho, São Leopoldo-RS

Alocução

17/04/2016

70 Anos Faculdades EST - abril 2016 16
70 Anos Faculdades EST - abril 2016 20
70 Anos Faculdades EST - abril 2016 21
70 Anos Faculdades EST - abril 2016 22
70 Anos Faculdades EST - abril 2016 23
70 Anos Faculdades EST - abril 2016 24
70 Anos Faculdades EST - abril 2016 26
70 Anos Faculdades EST - abril 2016 27
70 Anos Faculdades EST - abril 2016 28
70 Anos Faculdades EST - abril 2016 30
1 | 1
Ampliar

Descerramento da placa alusiva ao chalé que abrigou a Escola de Teologia, no Morro do Espelho, São Leopoldo-RS, no dia 17 de abril de 2016, por ocasião das comemorações dos 70 anos de existência da Faculdades EST.

Agradeço pelo convite para apresentar um breve retrospecto histórico referente ao chalé que abrigou a Escola de Teologia e que hoje é lembrado por meio desta placa comemorativa. Alguns dados históricos que compartilho me foram gentilmente cedidos pelo P. Rolf Droste, de um texto que ele preparou por ocasião do desmonte do chalé, ocorrido há quatro anos.

Escreveu ele:

A casa “Escola de Teologia”, de madeira, muito simples, quase já denotando, na hora da construção, sua transitoriedade, foi construída (logo após a abertura da Escola de Teologia, em 26 de março de 1946). Foi inaugurada em 1º de agosto de 1946. (Completaria 70 anos) em agosto pv. Abrigou alguns estudantes (e) nela, aconteciam as preleções. Tudo muito acanhado e modesto, simplicidade emoldurada pelo orgulho de se ter chegado àquele estágio. A situação econômica exigia passos pequenos. Mal dois anos depois, a casa não comportava a demanda.

A construção, cuja memória deseja-se preservar por meio desta placa, foi espaço de muitas histórias e vivências significativas. O chalé, como carinhosamente era chamado, abrigou a Escola de Teologia em seus primeiros anos. Era um espaço modesto, como dito, tal como foi modesto o início da Escola que hoje celebra seus 70 anos. O idealizador e primeiro Diretor, P. Dr. Hermann Dohms, manifestou isso em seu discurso inaugural:

Inauguramos este curso sob o nome de uma Escola de Teologia, à qual pertencemos, como professores e estudantes, sem aspirações de maior publicidade. (...) O que temos, temos pela fé, i.e.: pelo atrevimento de, no meio das pequenas cousas deste mundo, na privação e no pecado, nos confiarmos Àquele que é total, integral e perfeito na sua santidade e no seu amor, perfeito também na sua manifestação criadora de fé. O que não promana da fé, é pecado, diz o apóstolo. E o que nasce dessa fé livre de ilusões, é a vitória que vence o mundo. (...) Destarte o estudo de Teologia sempre abrangerá os dois pólos: Será percepção de Deus e percepção do mundo ao mesmo tempo. Onde o mundo nos aparece na sua realidade, onde não o enchemos mais, ingenuamente, com nossos próprios ideais, deuses feitos por nós, que em verdade são ídolos, ali ele, no seu abandono, clama pela realidade de Deus. (...) Se é que aqui deverá crescer uma Escola de Teologia, então uma cousa é certa: Somente poderá crescer em um tal estudo de teologia que tem por base e fim a fé que de nenhum modo se fia em qualquer cousa deste mundo, mas se baseia exclusivamente em Deus. Isto porém quer dizer: estudar Teologia para nós deve significar aprender a ver a Deus e o mundo com os olhos insubornáveis da verdade que soberanamente reina na Bíblia.

Essa perspectiva destacada por Dohms me fez lembrar de um diálogo havido naquele chalé que hoje recebe esta placa comemorativa: quando nele funcionava o Departamento de Catequese da IECLB, num certo dia de inverno, alguém que estava de visita perguntou se não era muito frio naquela casa, posto que casas de madeira não representam grande barreira para a amplitude térmica generosa desta terra abençoada. A resposta veio em tom espirituoso:

Sim, é muito frio no inverno, mas, em compensação, no verão é muito quente!

Seja-me permitido fazer uso desta analogia e, com ela, construir uma ponte para as palavras do Diretor Dr. Dohms. A Teologia, percepção de Deus e percepção do mundo, jamais poderá ser morna. Como aquele chalé, ou ela é fria, ou ela é quente. O velho chalé, de tantas e saudosas lembranças, sirva-nos como alerta e inspiração! Os desafios que nascem do Evangelho de Jesus Cristo, considerando o contexto em que somos chamados e chamadas a viver e a praticar a fé, não são pequenos. Podemos assumir os desafios, como fizeram nossos pais e mães na fé, com humildade, mas também com ousadia, na confiança de que a Palavra de Deus é decisiva para a Igreja e a sociedade. Está no dna desta escola articular sua identidade confessional luterana com abertura ecumênica e em diálogo com outros saberes. É na dinâmica de serviço ao Evangelho no mundo que a Faculdades EST continua construindo sua identidade. Parabéns Faculdades EST pelos 70 anos! Salve a memória do chalé, que nos compromete com um trabalho teológico sóbrio, crítico, amoroso e engajado.

Muito obrigado!

P. Ms. Osmar Luiz Witt
olwitt@est.edu.br
 

REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Deus enxerga as profundezas do coração, enxerga mais profundamente que nós.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br