Deixar os pecados

Senhas diárias

14/11/2021

SENHAS DIÁRIAS - 14.11.2021
Isaías 58.1 – Grite alto, como se você fosse trombeta! Anuncie ao meu povo, os descendentes de Jacó, os seus pecados e as suas maldades.
Gálatas 4.9 – Agora que vocês conhecem a Deus, ou melhor, agora que Deus os conhece, como é que vocês querem voltar para aqueles poderes espirituais fracos e sem valor? Por que querem se tornar escravos deles outra vez?
Os profetas tinham também a função de, em nome de Javé, denunciar os pecados do povo. Esta tarefa era, muitas vezes, desagradável, pois envolvia acusar publicamente o rei, as autoridades do país e lideranças que podiam causar sofrimento para o denunciante. Isaías está denunciando que o povo, apesar de estar sofrendo com as invasões inimigas, as deportações para terras estranhas, permanece em seus pecados e em sua infidelidade ao Senhor. Ele deve agir como uma trombeta, isto é, gritar me alto para que todos escutem e se convertam de seus maus caminhos. Deus estava esperando que o povo se desse conta de que todo o sofrimento que estava acontecendo era consequência da desobediência e dos pecados cometidos. Isaías faz sua parte e anuncia a Palavra de Deus ao povo, chamando a atenção para a mudança necessária.
Paulo faz a mesma coisa com os gálatas. Depois de se converterem a Jesus, através da pregação de Paulo, muitos estão voltando a cometer os velhos pecados e a buscar pelas divindades que cultuam antes de conhecerem a Cristo e buscar por práticas que tinham antes. Paulo diz que agora eles não pertencem mais a estas divindades e devem permanecer firmes no caminho de Cristo e viver conforme sua palavra e seus mandamentos. Não devem voltar aos pecados que cometiam antes. Se mentiam, devem fugir da mentira; se fofocavam, devem fugir da fofoca e não voltar a cometes novamente; se eram adúlteros, devem fugir do adultério; se roubavam e enganavam, devem fugir disso e serem leias e honestos. Paulo exorta a deixar para trás os costumes ruins que tinham e se firmarem na nova vida em Cristo. Tudo isso vale para cada uma e cada um de nós. P. Luiz Carlos


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 65184
REDE DE RECURSOS
+
Vivemos rodeados da bênção de Deus e não nos damos conta disso.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br