Curiosidades sobre os Sinos da Comunidade Petrópolis

02/11/2008

Curiosidades sobre nossos sinos
Escrito por Benno Kersten em Janeiro de 1975

O SINO PEQUENO era tocado sábados à tarde às 6 horas, domingos meia hora antes do Culto Dominical. Durante o culto para acompanhamento no final da oração do Pai Nosso.

Um botão de campainha no lugar destinado ao presbitério, e uma campainha na torre, avisavam ao jovem de plantão a hora certa de badalar o sino.

Quando a campainha não mais funcionava, um estafeta assumiu esta tarefa. O sino pequeno também era badalado quando falecia uma criança da Comunidade.

O SINO MÉDIO era badalado quando uma pessoa solteira da Comunidade falecia.

O SINO GRANDE  era badalado quando falecia uma pessoa casada da Comunidade.

Todos os sinos eram badalados no início do culto, assim que o Sr. Pastor, sozinho ou em companhia dos confirmandos, ou representantes da Comunidade saia do portão do colégio Comunitário, até que chegasse  no topo das escadas do templo.

Neste momento o órgão iniciava o intróito e a comunidade se levantava, até que o pastor chegasse ao Altar e fizesse uma oração em silêncio e se dirigisse para a sacristia.

Os sinos também eram badalados em conjunto no final do Culto, ou em ocasiões especiais como no fim da guerra mundial.

Quando os jovens da Comunidade residentes perto do Templo, foram crescendo e tomando seus destinos, e também os adultos eram solicitados a badalar os sinos, o pastor Wiemer importou o sistema de acionamento elétrico na Alemanha.

Demais dados sobre os sinos estão na brochura dos 160 anos página 127.

O Sr. Pastor Wiemer cantava também em canto alternado com a Comunidade o “Kyrie Eleison” e o Pai Nosso, até o ponto onde hoje ainda a Comunidade anta o final “a capela”.

Hans Kersten


Autor(a): Hans Kersten
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Petrópolis (RJ)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8241
REDE DE RECURSOS
+
Toda obra que não tenha por objetivo servir aos demais não é uma boa obra cristã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br