Criados para convivência fraterna

Senhas diárias

03/03/2021

SENHAS DIÁRIAS - 03.03.2021
Gênesis 2.18 – Deus, o Senhor, disse: Não é bom que o homem viva sozinho.
João 19.26-27 – Quando Jesus viu a sua mãe e perto dela o discípulo que ele amava, disse a ela: Este é o seu filho. Em seguida disse a ele: Esta é a sua mãe. E esse discípulo levou a mãe de Jesus para morar dali em diante na casa dele.
Ter momentos a sós é muito bom! Serve para uma reflexão pessoal, uma avaliação da caminhada, achar uma solação para uma dificuldade ou ter um tempo para planejar o que fazer adiante. Ficar a sós sempre não condiz com a condição do ser humano. Solidão constante é fruto de disfunções psicoemocionais de pessoa que assim agem. Deus não nos criou para a solidão absoluta. O ser humano, como tantos outros seres da natureza, é um ser social. Faz bem para ele a convivência com seus semelhantes e é uma forma de proteção e preservação de espécie. A Bíblia, no relato da criação, nos diz que Deus se preocupou com o relacionamento saudável do ser humano. Independente de quem foi criado primeiro, o Senhor sabia da necessidade da convivência do ser humano entre si. Parceiros de caminhada, segundo o relato bíblico, mulher e homem, homem e mulher, foram criados para a convivência e a construção do futuro em parceria e fraternidade. Isso não exclui a caminhada de mulher e mulher, homem e homem., que também podem ser parceiros de vida e construção de futuro. Toda a ênfase está na comunhão e parceria de vida para a sustentação em cada momento da vida. O livro de Eclesiastes nos dia que é melhor serem dois, pois se apoiam mutuamente. Solidão apenas para alguns momentos de reflexão.
Jesus reforça a importância de termos pessoas que cuidem de nós e pessoas para cuidarmos e nos relacionarmos em parceria. Ao sentir a vida se esvaindo, preocupou-se com sua mãe, apesar de ter irmãos e irmãs, e chamou o discípulo amado, João, para cuidar dela e a entregou em suas mãos como se mãe de João fosse. Precisamos das pessoas e da convivência para nos cuidarmos mutuamente. Nossas relações precisam ser mantidas e animadas a cada dia. Cuidemos uns dos outros com sinceridade, com fraternidade e assim construiremos um futuro de solidariedade. Podemos e devemos ter pessoas que são nosso apoio e sermos o apoio de outras pessoas. Cuidemos de nossas relações. P. Luiz Carlos.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
ID: 61339
REDE DE RECURSOS
+
Muitos bens não nos consolam tanto quanto um coração alegre.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br