Hoje é celebrado o Dia Mundial de Oração com o lema bíblico de Mateus 7. 24-27 que trata sobre os fundamentos possíveis de uma construção: areia ou rocha. O convite é para “construir sobre um firme fundamento”.
Para que seja possível viver e construir com sabedoria, no campo da fé o fundamento é a palavra de Deus. Onde ela é ensinada e seu ensino vivido os ventos sopram, as chuvas caem, mas não podem destruir. A fé não isenta de passarmos pelas tempestades, mas nos dá condições de administrá-las, com a ajuda de Deus e das pessoas de cuja fé se concretiza nas ações de acolhimento e solidariedade.
José Acácio Santana em uma de suas canções diz que “Deus nos espalha nos campos do mundo para sermos um sinal do seu poder criador”. Para isso é necessário olhar sensível às necessidades do contexto para oferecer infraestrutura adequada. Uma escada, por exemplo, pode ser sólida, contudo, nem todas as pessoas podem utilizá-la.
Firme fundamento requer ações diaconais que liguem a palavra de Deus à realidade das pessoas. Vivemos uma crise sanitária global que impõe muitas restrições e ensina que nossas ações impactam positiva ou negativamente a vida de outras pessoas. Destacar um dia para oração mundial é um convite para nos colocarmos em oração pelo mundo diariamente.
Pa. Patrícia Bauer
é Pastora Sinodal Sínodo Brasil Central
Reside em Brasília/DF