Conselho Nacional da OASE(CNO) realiza seminário de liderança

13/09/2001


O Conselho Nacional da OASE-CNO esteve reunido no Lar da Irmandade Betânia, em Curitiba-PR, nos dias 11 a 13 de setembro. Fomos saudadas pela presidente, Elfride Gabel, com a mensagem da Flor Pisoteada, mas não perdida. Em Isaías 42.3 temos a palavra de consolo e auxílio que traz alívio: Não esmagará a cana quebrada, nem apagará o pavio que fumega. São palavras válidas para qualquer pessoa, em qualquer lugar e em qualquer tempo; palavras para reabastecer, animar a todos que se sentem como uma flor pisoteada, arremessada ao acaso. Deus não nos quebra. Ele se abaixa até nós e nos levanta. Deus está conosco, nos guarda, carrega e conduz.

O Pastor Sinodal Germano Burger, do Sínodo Paranapanema, nos desafiou como ser, líder numa comunidade terapêutica. Estar a serviço do amor de Deus é ser solidário, terapêutico; é saber aceitar e acolher o diferente. A professora Vera Lúcia Rodrigues, em sua palestra Desafios da Liderança, lembrou-nos que somos pessoas com diferentes pensamentos, mas caminhando juntas. O Reino de Deus é mais do que sonho; é viver a serviço de Deus, conduzindo pessoas a ele. Liderar é não dominar. É entender as pessoas diferentes e amá-las, em vez de condená-las. É manter o entusiasmo em nosso testemunho, para que as pessoas creiam neste Deus que dizemos amar.

Igreja em vigília e oração tem poder imenso. OASE orando será abençoada no Servir, testemunhando. No Reino de Deus, como OASE, somos ajudadoras umas das outras e não competidoras. Incentivando o uso dos dons no Servir com Alegria. A mensagem vespertina lembrou-nos que os olhos são o espelho da alma, olhando ao redor para enxergar nosso próximo necessitado, tal como Pedro e João: viram e agiram.

O Pastor Dr. Paulo Butzke abordou o tema Edificação de Comunidade a Partir das Promessas de Deus. Nós, como pedras vivas, somos casa espiritual e, como tal, nos preocuparmos também em como abrigar famílias jovens, com filhos pequenos e mulheres que trabalham. Lembrou-nos da importância da Palavra e do Poder da Fé no nosso servir: a OASE como um ninho de amor no deserto do desamor: Vem, vê e experimenta.
As presidentes, secretárias e tesoureiras sinodais presentes foram orientadas para exercer suas funções. Dinâmicas de solidariedade, criatividade e apoio

mútuo nos mostraram a importância e a riqueza do convívio. A oração levanta, anima, vivifica e consola, foi a mensagem do último dia, descrevendo-a como poder inestimável que Deus colocou em nossas mãos. Depois, a geriatra Luciana Amaral falou da importância da prevenção na alimentação e saúde, com caminhadas e providências para evitar acidentes domésticos. Após tratar de assuntos gerais, o seminário foi encerrado com um culto com Santa Ceia, oficiado pelo P. Werner Zischler, pastor orientador do Sínodo Paranapanema.

Concluindo, lançamos o desafio recebido na forma de cinco mandatos para nós, da OASE: Convidar, chamando à fé; Compartilhar, oferecendo comunhão; Capacitar, desenvolvendo dons; Delegar, incentivando serviços; Planejar, sonhando o presente e o futuro da OASE.

Dagmar Triska e Inês Emke
 

REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Jamais a fé é mais forte e gloriosa do que ao tempo da maior tribulação e tentação.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br