clAMOR

16/10/2020


Neste mês temos muitas datas significativas juntas, um mês compactuante com o início e fim da vida, com o cuidado e o ensino e sobretudo para nós um mês celebrativo de reflexão sobre as nossas raízes eclesiais.

Estamos vivenciando uma adaptação ao que se está denominando um “novo normal”. Fomos sacudidos em nossas bases existenciais e espirituais... No Salmo 30, Davi, expressa aquilo que talvez nós temos experimentado nestes últimos meses. Estávamos com tudo tão bem planejado, tanto na agenda pessoal, familiar, comunitária, grupos. Enfim parecia que tínhamos que cumprir e fazer cumprir a agenda. No Salmo 30, Davi relata uma situação de perigo, da qual Deus o salvou, e nos apresenta vários nuances para a nossa vida: Inicialmente coloca a situação (v.3). Expressa gratidão (v. 1-5). Reconhece a sua culpa (v.6-7). Clama a Deus (v.8-10). Louva a sua misericórdia e bondade (11-12). Nesta época a experiência relatada por Davi neste Salmo nos quer ajudar. Ele testemunha que Deus não nos abandonou, nem nos abandona, apesar de toda a nossa arrogância, imprudência e leviandade. Se apresentamos a Deus a nossa situação, clamando por sua ajuda e misericórdia, Deus nos ouve. Deus está conosco. Ele nos acompanha se nós permitimos isto, em todos os momentos de nossas vidas. Esta busca deve partir de nós. Em tempo de muitas conexões, esta nunca está bloqueada. Busquemos esta conexão de vida diariamente. Tenhamos uma vida orante. Que estas conexões possam preencher nossos corações e mentes. “Confia os teus cuidados ao Senhor, e Ele te sustentará” (Sl.55). Confiantes deste cuidado, desta companhia misericordiosa somos impulsionados a desenvolver ações que testemunhem isto: A Diaconia.

A Diaconia, fez e faz a diferença em nossas vidas e em nossas comunidades. Por graça e fé, por uma dimensão do amor que parte para ações concretas. Inúmeras ações diaconais foram desenvolvidas, de forma diferente da que estava planejada. Fomos criativos, audazes e colocamos sinais de cuidado em meio a situações tão diferentes que foram se apresentando. Testemunho de uma Igreja que nos desafia a vivenciar concretamente o nosso Batismo. ”Eu escolhi vocês para que deem frutos” João 15:16. Que Deus em sua infinita graça e bondade nos ajude a diaconar!

Diác. Me. Vilma Lina Reinar
Secretária de Diretoria do Instituto Luterano Campos Verdejantes
Paróquia Rio Bonito
Instituição Bethesda
reside em Joinville - Santa Catarina
Sínodo Norte Catarinense
 


Autor(a): Diac. Me. Vilma Linda Reinar
Âmbito: IECLB
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações / Organismo: Instituto Luterano Campos Verdejantes
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 55
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 59455
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br