Casa do Senhor

31/03/2020

O profeta Zacarias tem sua atuação no tempo do domínio dos persas sobre quase todo o oriente médio, rei Dario I, no qual se incluía Israel. Já se podia visualizar a libertação do povo em cativeiro e a reconstrução de Jerusalém. Isso iria acontecer um pouco depois, no período do rei Artaxerxes, com Neemias. As promessas de Deus se aproximavam. O profeta anuncia que muitos virão de longe, para Jerusalém, para ajudar na reconstrução da cidade e do Templo. Sua profecia é de confiança em Javé, o Senhor, pois ele iria cumprir tudo o que havia prometido. Zacarias chama a tenção do povo dizendo que toda a desgraça ocorrida foi motivada pela infidelidade para com Deus e era necessário refazer a vida e voltar para o Senhor e assim ele cumpriria suas promessas. Sabemos que isso aconteceu e a cidade foi reconstruída. Deus é fiel e cumpriu sua promessa. Ele continua fiel também hoje e sua promessa de guardar-nos em meio às dificuldades que existem se mantém firme. O Senhor quer que nosso olhar se fixe nele e na sua ação em favor da humanidade.
Paulo diz aos efésios, e isso serve para nós, que eles estão sendo reconstruídos em suas vidas para serem templo da habitação de Deus. Isto é, o Senhor quer viver através deles e também de nós. Isso é maravilhoso! Ser a casa de Deus! Cada pessoa que nele coloca sua confiança e vive segundo sua vontade se torna habitação do Senhor. Sua vida é vida que tem a presença do Senhor e suas atitudes servem para mostrar esta presença. Podemos afirmar que estamos sendo construídos como corpo de Cristo, como lugar da habitação do Senhor. Isso nos faz firmar ainda mais nossa confiança de que os males que se nos apresentam nunca são maiores que o Senhor. Ele nos acompanha e podemos firmar nossa certeza de que nos dará paz e bem. Confiemos no Senhor!


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 55765
REDE DE RECURSOS
+
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br