Cartas não Paulinas

02/04/2010

Tg, 1a Pd, 2a Pd, 1a Jo, 2a Jo, 3a Jo, Judas

Fabiano Pisco

 

Nos três últimos informativos conseguimos visualizar mais de perto a 1a Pedro, a qual explicita de forma clara e distinta que a comunidade – igreja é constituída de sacerdotes, reis e profetas (1Pd 2,9) pelo Batismo, havendo a partir daí uma realidade ministerial tendo evidentemente, Jesus Cristo como centro.

Contemplamos por sinal no último informativo (jan-março) que esta 1a Pedro está dentro de um corpo de cartas tido como não Paulino. Assim entendida pela Igreja Cristã antiga em sua definição canônica por volta dos séculos III, IV e até um pouco mais como é o caso da 2a Pedro.

Essa ordem canônica dos escritos não Paulino tem como base Gálatas 2,9 vendo a Igreja acrescentar Judas em último lugar.

Pois bem, se me permitem nesses informativos que se seguirão até o término do ano, apresentar sob um caráter exegético-teológico-pastoral essas cartas também chamadas universais (Katólicós no grego), salientando elementos importantes contidos nestas redações.

Cabe-me dizer que não comentaremos a 1a Pedro evidentemente.

Que tal? Vamos então estudar?

Num cenário introdutório, estas cartas-epístolas são chamadas pela Igreja Cristã já na sua definição canônica como cartas não paulinas, isto devido à realidade do conteúdo dessas, explicitado em seus diversos assuntos/ temas e também pela razão de não se direcionarem a uma Comunidade específica, mas a várias Comunidades (confira Tg 1,1; 1a Pd 1,1s; 1a Jo 2,12-14) o que vêm a diferenciar de forma significativa dos escritos de Paulo, os quais se direcionam, cada um a uma comunidade específica com assuntos próprios, internos (confira Cl 1,1-2; 2a Ts 1,1).

No que se refere à datação, esses escritos são redacionados entre 65dC-125dC, isto devido como já vimos acima, ao texto da 2a Pd, embora com algumas observações por parte dos estudiosos, as quais veremos em momento oportuno. Conseqüentemente o mesmo se dá com a autoria, pois também é bem discutida “quem escreveu o quê”, vindo a dividir opiniões entre estudiosos, das mais diversas denominações cristãs, inclusive estudiosos e historiadores não cristãos.

Nestes informativos inicialmente veremos juntos uma introdução a carta de Tiago e a fé em sua redação e também os primeiros indícios de gnosticismo no Cristianismo como trata a 2a Pedro e seus efeitos hoje. Por fim veremos no informativo final a definição que Deus é Amor nas cartas de João e a moral cristã em meio às doutrinas vãs em Judas.

Que Deus nos abençoe em Jesus e nos faça “cumpridores da palavra e não meros ouvintes” (Tg 1,22) para não nos enganar.


Autor(a): Paróquia Petrópolis
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Petrópolis (RJ)
Natureza do Texto: Estudo/Pesquisa
ID: 8171
REDE DE RECURSOS
+
A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br