Nós, Instituições Diaconais da IECLB, representantes do Distrito Federal e dos Estados de Pernambuco, Pará e Rondônia, reunidas nos dias 28 e 29 de outubro em Brasília/DF, no 1º Encontro da Rede de Diaconia – Articulação Centro Oeste, Nordeste e Norte, evento organizado pela Secretaria de Ação Comunitária/Secretaria Geral da IECLB e a Fundação Luterana de Diaconia, viemos de realidades diferentes, temos jeitos diferentes em nossas ações mas entendemos que estamos unidas na prática Diaconal, movidas pela prática de nossa fé em Jesus Cristo.
Meditamos sobre a nossa ação diaconal amparadas nas palavras bíblicas: “Deus está sempre a indo em vocês para que obedeçam à vontade dele, tanto no pensamento como nas ações”. (Fp. 2.13), e “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais de novo ao jugo de escravidão” (Gl 6.11).
Pudemos partilhar nossas experiências e, com isso, estreitar cada vez mais nossos laços e fortalecer nossas Instituições Diaconais buscando possibilidades, oportunidades e construção por meio da Rede de Diaconia. Fomos desafiadas a participar cada vez mais dessa rede com informações a respeito dos trabalhos que estão sendo realizados.
Assessoradas pela Secretaria do Governo Federal e pela Fundação Esquel, conversamos sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, por meio da lei 13.019/2014, que orienta convênios e parcerias com o poder público. Percebemos a necessidade de nos apropriarmos dessa lei e interagir com outras instituições a respeito. Vimos que a lei nos traz benefícios, mas também muitos desafios.
Conversamos sobre a relação entre nossas instituições e comunidades de fé, onde destacamos o desafio de repensar essa relação para o fortalecimento mutuo na promoção da Diaconia.
Discutimos a respeito da justiça de gênero e perspectivas de atuação de uma Diaconia Transformadora na superação da violência religiosa e de gênero. Constatamos que as nossas forças estão baseadas na intercessão, práxis diaconal transformadora e comunhão em resposta à fé. Desenvolvemos com crianças e adolescentes de diferentes contextos as diversas ações comuns.
Percebemos, no entanto, que nossas fraquezas não se resumem apenas à distância geográfica, mas também no que refere ao isolamento reciproco entre comunidades de fé e instituições diaconais.
Para tanto, apontamos como uma oportunidade a possibilidade de fortalecimento mutuo através do trabalho em rede.
Diante disso, decidimos aprimorar a comunicação entre nós, instituições que compõem a rede, através da escolha do grupo gestor, pois vimos como necessidade continuar a busca por qualificação no planejamento estratégico de nossas instituições.
Assinam os representantes das Instituições:
Centro Social Luterano Cantinho do Girassol – Ceilândia/DF
Centro Social Luterano Casa da Esperança – Ceilândia/DF
Organização Serviço de Resgate, Valorização e Orientação do Sertão – SERVOS - Araripina/PE
Associação Luterana Pro Desenvolvimento e Universalização dos Direitos Sociais Pro Ludus o Caminho – Gravatá/PE
Associação Mururé – Belém/PA
Associação Beneficente Escola para Vida – Ariquemes/RO
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Brasília – Brasília/DF
Sínodo Brasil Central – Brasília/DF
Fundação Luterana de Diaconia - FLD
Secretaria de Ação Comunitária/Secretaria Geral da IECLB