Através de quem o Senhor cuida dos pobres?

Senhas diárias

08/02/2020

Jeremias chama seus ouvintes e leitores a cantar e louvar a Deus porque Ele age em favor dos pobres e os livra do poder dos maus. O profeta está passando por um momento de avaliação pessoal e se sente traído por Deus porque entende que o Senhor o colocou numa situação muito difícil e deu a ele um ministério complicado. Ele chega a amaldiçoar o dia em que nasceu e lamenta não ter morrido no parto e mesmo dentro do ventre de sua mãe. Porém, ao mesmo tempo que tem estes sentimentos, o profeta renova sua confiança de que o Senhor está presente e vai livrá-lo destas dificuldades e vai tirá-lo das mãos dos maus. Jeremias tem a incumbência de anunciar a destruição de Jerusalém e de Judá e sua palavra sempre é de desgraça sobre seu país e a capital, que representa todo o mal que está acontecendo. O profeta denuncia que o mal virá por causa da adoração a falsos deuses, entre eles o deus Baal. A desgraça virá como consequência da infidelidade das lideranças e autoridades do povo. Jeremias sofre com esta missão e é preso e colocado no tronco para ser chicoteado. Depois que é libertado, ele fala contra o presidente do Templo, Pasur, e diz que ele também será castigado por Deus. Jeremias só tem palavras de desgraça, mas em meio a isso ele sabe apontar para a confiança, mesmo tênue, de que Deus vai mudar a situação e quer o povo reconhecendo-o como o único e verdadeiro Deus. Isso fará com que Ele livre seu povo do mal. O profeta, em meio às suas dores, continua com seu olhar voltado para Javé, o Senhor e buscando nele a força para seguir em seu ministério. Por isso ele diz que o Senhor livra os pobres, os sofredores, como ele, dos maus. Aqui os maus são o rei e sua corte, bem como os sacerdotes e profetas oficiais do Templo. Trazendo para hoje, esta palavra se dirige para os maus que são os governantes corruptos - executivo, legislativo e judiciário - que com suas atitudes e falcatruas provocam muitos danos à nação e fazem os pobres sofrer mais ainda. Falta saúde pública, falta educação de qualidade e valorização dos educadores, falta respeito com o dinheiro público que é desviado aos bilhões por estas pessoas más que estão na direção do país, do estado e dos município. Há muito preconceito racial, social, econômico e sexual. Também são os traficantes, os bandidos e os que causam cada vez mais violência nas cidades. Tudo isso permeado pela ganância, pelo desejo de ter acima de tudo e pelo sentimento de salve-se quem puder e garanta seu lado em detrimento do país e dos demais cidadãos. E por aí vai.
Esta ação de Deus em favor dos pobres e sofridos é corroborada por Maria, mãe de Jesus, que em seu cântico exalta esta ação de Deus que enxerga os humildes e sofridos em suas dores e necessidades. Como cristãos, seguidores do Filho de Maria, Jesus, que também se envolveu de forma especial com os pobres, somos desafiados e chamados a também nos envolvermos desta forma para que os pobres sejam livrados cada vez mais da mão dos maus. Pensemos nisso e nos unamos em favor do bem e do cuidado com os pobres.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 55030
REDE DE RECURSOS
+
Procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé.
Romanos 14.19
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br