As bênçãos vêm de Deus

Senhas diárias

13/09/2021

SENHAS DIÁRIAS - 13.09.2021
Isaías 45.8 – Assim como a chuva vem de cima, eu enviarei do céu a minha vitória. A terra se abrirá para recebê-la e fará brotar a salvação e a liberdade. Eu, o Senhor, farei isso.
2.ª Coríntios 9.10 – Deus, que dá a semente para semear e o pão para comer, também dará a vocês todas as sementes que vocês precisam. Ele fará com que elas cresçam e deem uma grande colheita, como resultado da generosidade de vocês.
A cosmovisão bíblica coloca Deus acima da terra, num lugar geograficamente específico. Pela compreensão da época, a terra era entendida como um disco horizontal, coberto por uma capa na qual as estrelas, o sol e a lua estavam pendurados, Deus estava acima de tudo isso e de lá governava a terra. Assim, tudo que vinha de Deus, vinha de cima. Também a compreensão teológica indicava para isso. Deus é Todo Poderoso e, sendo assim, está acima de tudo e de todos. O que vem dele , vem do alto, vem de cima. Isaías usa esta compreensão para falar ao povo. A chuva vem do alto, de cima, e da mesma forma as bênçãos de Deus, sua vitória sobre todos que não o honram como Senhor, virão sobre a terra e ela será transformada para o bem, assim como uma plantação gera comida para os que nela semeiam. A salvação e a liberdade virão do Senhor Deus, pois Ele é sobre tudo e todos. Esta confiança deve permanecer no coração e na mente de cada pessoa que confia no Senhor. Dele vem tudo o que precisamos.
Paulo reafirma isso ao dizer aos coríntios que é de Deus que tudo vem. Ele dá o sustento necessário, pois a terra produz tudo o que é preciso para que a vida aconteça. Ele dá a semente para gerar a farinha e capacita o ser humano para fazer o pão. Da mesma forma, a generosidade, isto é, o amor ao próximo e o cuidado com suas necessidades, fará com que haja retribuição por parte de Deus, premiando os que assim agem, nos diz o apóstolo. Quem se propõe ao bem e ao cuidado generoso para com o necessário ao próximo, terá o cuidado especial de Deus e será bem sucedido no que fizer. Assim como a pessoa plantar, assim também vai colher em sua vida. Podemos confiar que Deus dá a semente, bem como todas as demais sementes, inclusive a tão necessária semente do amor que é Cristo Jesus, o Senhor. Confiemos e sirvamos a Deus, plantando as sementes do bem que Ele nos dá e assim faremos uma grande colheita para a promoção da vida em abundância onde estivermos.
P. Luiz Carlos


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 64281
REDE DE RECURSOS
+
Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br