Um grande amigo me convidou para seu aniversário. A festa muito animada dava mostras de seu sucesso na vida profissional. Entre risadas, brincadeiras e conversa jogada fora, cada pouco um assunto sério. Chamou atenção uma frase dita pelo aniversariante: “O tempo passa cada vez mais rápido. As horas, dias, meses e anos se vão”. Falou de sua carreira profissional, das responsabilidades, dos lucros e perdas que o seu trabalho lhe trouxe. Disse que ganhou bastante dinheiro, mas a dedicação ao trabalho lhe afastou de seus filhos e da vida familiar. Por estar normalmente ausente de casa, houve crises no casamento e conflitos com os filhos.
Diante desta realidade expressou um desejo e sonho futuro: “Quando eu me aposentar, então vou dedicar tempo para mim, para a minha família e fazer o que eu sempre desejei e até agora, adiei para o futuro. Então vou viver de verdade”.
Pois quero escrever para o meu amigo e aqueles que agem e pensam como ele. Adiar para o futuro o que se pode fazer hoje, não é uma atitude inteligente. É uma atitude muito arriscada e incerta.
Dei-me conta disto quando reparei que a Bíblia fala com freqüência do “hoje e agora”.
Hoje é o tempo da graça de Deus. É o tempo oferecido gratuitamente por Deus que nos permite viver. E viver plenamente. Não em partes e em prestações.
A verdade é que o nosso tempo não é eterno. Nosso tempo de vida não é tanto tempo assim. Animados por essa preocupação deveríamos proceder de modo diferente com o nosso tempo e com as pessoas que nos cercam. A vida passa depressa demais pra gente adiar sempre as coisas importantes e preciosas: conviver com os filhos, ter tempo para vê-los crescer, usufruir das boas experiências do casamento, perder e jogar tempo fora com uma boa conversa, fazer o que nos dá prazer.
Deus nos presenteia cada hora e cada dia de vida. Podemos aprender a utilizar cada instante da vida de modo sábio. Agora, hoje, é o dia da graça, o qual Deus nos presenteia. Aproveitar a vida significa organizá-la de tal forma que a gente pode trabalhar e fazer bem as tarefas profissionais e, ainda assim, ter tempo livre para o convívio. Para uma vida de sucesso é necessário realização profissional e tempo livre. Hoje a vida ainda nos tem. Amanhã pode ser tarde demais.
P. Renato Küntzer