Água - até quando? - Mensagem do 5º Fórum de Reflexão da Mulher Luterana da IECLB

25/03/2000

Mensagem do 5º Fórum de Reflexão da Mulher Luterana da IECLB
''Água - até quando?''

''Água - até quando?'' Com esta preocupação reuniram-se mais de 45 mulheres de 16 sínodos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e de todas as regiões do País para o 5º Fórum de Reflexão da Mulher Luterana . O evento se realizou em São Leopoldo (RS) e teve início no dia 22 de março, o Dia Mundial da Águas, e se estendeu até o dia 25.

No dia 23, a partir do painel sobre o tema ''Água - até quando?'' com cinco profissionais – duas sociólogas, um engenheiro, um geólogo e uma teóloga - fomos desafiadas a assumir nosso papel de agentes facilitadoras no processo de conscientização de comunidades, paróquias, sínodos e demais instâncias da IECLB e também da nossa sociedade para reverter o quadro de degradação da água - o painel esteve aberto ao público em geral e reuniu mais de 80 pessoas.

As reservas de água no planeta são de aproximadamente 1,3 bilhão de quilômetros cúbicos - o equivalente a 67% da superfície do Planeta - no entanto, menos 3% desse volume é de água doce e apenas 0,5% é de água disponível para consumo humano. Desde 1950 o consumo de água potável aumentou seis vezes, embora a população tenha aumentado apenas duas vezes. O aumento do consumo e a poluição dos mananciais vêm tornando a água cada vez mais escassa,

Entendemos que urgem ações concretas na Igreja e na sociedade para estancar o processo desenfreado e irresponsável de degradação da imensurável fonte de vida que é a água - dádiva do nosso Criador.

Baseadas em João 4.14 - Mas aquele e aquela que beber da água que eu der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der será nele/a como uma fonte viva que dará vida eterna - entendemos que a água é o elemento da natureza que hoje se revela como o melhor sinal do caminho de Deus. A água é o grito de Deus, chamando-nos a perceber como deve ser distribuída a sua bênção, a fim de que ela se destine a todas as pessoas e não aconteça que parte de sua bênção se transforme em maldição para muitos, porque a parcializam e acumulam egoisticamente.

Entendemos que também na água Cristo se esparrama por todo o planeta. A água é Cristo no meio de nós. É o Cristo presente. É o símbolo do que Cristo é: sem dono humano, porém para nós para uma bênção, esparramando-se sem que ninguém o possa reter só para si.

É, pois, tarefa de todos os seres humanos e das pessoas cristãs de maneira especial zelar pela preservação desta fonte de vida. Conclamamos, assim, a todas as pessoas para assumirem com determinação esta bandeira em favor deste elemento imprescindível para uma vida saudável e digna - para a geração presente e as que virão.

As participantes do 5º Fórum de Reflexão da Mulher Luterana da IECLB

São Leopoldo (RS), 25 de março de 2000
 

REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8.31-32
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br