A Palavra de Deus fala com você nesse tempo da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Sou Nilton Giese, pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, na Comunidade Luterana Igreja de Cristo/ Christuskirche em Curitiba.
Hoje 17 de março a palavra bíblica que nos inspira vem de Gênesis 16.13 que diz: Agar deu ao Senhor este nome: O Deus que vê.
Agar era uma escrava egípcia. O seu corpo e a sua vontade pertenciam a Sarai, a esposa de Abraão. Sarai não podia ter filhos e por isso ela mandou que Agar se deitasse com Abraão. Agar ficou grávida e com isso surge um conflito entre as duas mulheres. Naquele tempo uma mulher somente se sentia abençoada por Deus se ela conseguisse gerar filhos. Sarai se sentia desprezada por Agar e por Deus, que não lhe permitia essa benção.
Os conflitos entre as duas mulheres crescem. Sarai maltrata a sua escrava grávida, ao ponto que ela foge de casa. Um anjo de Deus encontra Agar no deserto, indo para o Sul, para o Egito. O anjo convence Agar a voltar para sua dona, com uma promessa: O filho dela deve chamar-se Ismael e ele não vai deixar que ninguém o humilhe. Agar então volta para sua dona, na certeza que Deus vê e escuta o sofrimento de mulheres e de outras pessoas que de tanto sofrer, nem sempre conseguem ver as bênçãos e a presença de Deus em suas vidas. Mas agora Agar tem uma certeza: Eu vi a Deus que me vê. E com o nascimento de Ismael, nasceu o povo árabe.
Senhor nosso Deus,
agradecemos-te que mais uma vez ouvimos a Tua Palavra. Muitas vezes também nós estamos cheios de dúvidas, cheios de incertezas, cheios de medo, cansados e sobrecarregados. Agradecemos-te que teu olhar está sobre todas as pessoas que sofrem.
Assim como tu olhaste por Agar, olha também por todas as mulheres e por todos nós nestes dias de COVID e de tantos conflitos. Que o teu o amor seja soberano em nossas famílias. Por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém.
A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC com o tema Fraternidade e diálogo: um compromisso de amor e o lema: Cristo é a nossa Paz: Do que estava dividido fez-se uma unidade.