“Partilhamos nossa fé no ARJ, somos pedacinhos do amor de Deus”.
Aconteceu em Santo Ângelo, o 25° ARJ, nos dias 23 a 27 de Janeiro, com o tema: Retrospectiva Histórica – “Um olhar que age e transforma.” Porém... Transformar o que? Como?
Com o objetivo de integrar os jovens que buscam renovar a fé em Jesus Cristo, como também, de despertar nos jovens um modo diferente de viver na sociedade atual, individualista e consumista. O ARJ destacou a sua proposta de fundação, partilhar a vida, os sonhos, num mundo mais justo e sustentável. Uma fé que não aliena do dia a dia, mas da força para que os jovens possam sonhar e viver seus sonhos de um mundo melhor. “Sonho que sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade.” R. Seixas
A retrospectiva histórica: resgatou os objetivos, episódios, e o testemunho de pessoas que organizaram o primeiro ARJ em 1980 nas cercanias das Ruínas de São Miguel, e que deram continuidade no desenvolvimento do ARJ. A temática, com a Pa. Sisi Blind, com o P. Renato Küntzer, o cantor Ernani Luis, o jornalista e chargista Augusto Franke Bier, o pessoal do CAPA e do COMIM, com o P. Marcos Aurélio e a Cat. Juliana Zachow, revelou que a semente plantada no primeiro ARJ se desenvolveu nos 28 anos de acampamento produzindo muitos frutos, modestos, mas que transformaram, aproximaram e encantaram vários jovens. Que mesmo passando da puberdade, ainda pulsa com vigor em suas vidas a chama da Fé que reparte, do Amor que une e acampa, da esperança que nos faz sonhar e juntar.
Quem passa pelo ARJ jamais sai como chegou!
O acampamento Repartir Juntos nos faz ter um olhar transformador, a convivência muda nosso jeito de pensar, de agir com mais tolerância, pois a troca de experiências melhora a nossa humanidade, mediante a fé em Jesus Cristo.
Ao voltar cada qual para a sua comunidade, leva não só novos amigos, mas também conhecimentos que ajudarão a transformar olhares na comunidade em que vivemos. Aprendemos que não basta só olhar, é preciso agir com o pensamento de transformação motivando que mais pessoas, jovens, possam se encontrar, possam repartir juntos sua vida e fé.
Em meio a muita diversão aprendemos sobre compromisso de boa convivência, de respeito a individualidade e a inclusão, onde cada um pode encontrar seu espaço. Os coordenadores, as temáticas, meditações, oficinas, transmitiram valores e experiências que ficaram marcadas de como é possível sonhar e realizar os sonhos.
Porém, o principal do ARJ é a presença de Deus, agindo através dos jovens, que compartilham, e assim, recebem força para ser solidários e convictos da fé que transforma.
Mensagem escrita pelos Jovens do ARJ 2008
Agradecimento especial a P. Márcia e a Comunidade de Santo Ângelo que acolheu com alegria, dedicação e muita fé o ARJ.
P. Olmiro Ribeiro Junior – São Borja