A vaidade das palavras...

Senhas diárias

11/01/2022

SENHAS DIÁRIAS - 11.02.2022
Eclesiastes 5.7 – Como na multidão dos sonhos há vaidade, assim também nas muitas palavras. Portanto, tema a Deus.
Colossenses 2.8 – Tenham cuidado para que ninguém venha a enredá-los com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo.
O autor de Eclesiastes exorta a que se tenha cuidado com a língua solta. Nas muitas palavras não falta vaidade, diz o autor. Há pessoas, e muitas vezes nos incluímos nelas, que sabem usar muito bem as palavras e com elas enganar, causar dor, estragar situações e, como diz o versículo, usar para se projetar diante das pessoas, mencionando suas posses, suas conquistas, de forma desnecessária. Na multidão dos sonhos há vaidade, assim também nas muitas palavras. Portanto tema a Deus, nos diz o versículo. Temer a Deus significa usar as palavras de forma apropriada, nunca usando para prejudicar, como através de fofocas. Também é usar as palavras como forma de edificar as pessoas que as ouvem e não para chamar a atenção sobre sua própria capacidade e vaidade.
É neste sentido que Paulo também exorta aos colossenses. Ele diz: Cuidado! Há pessoas mal intencionadas que querem afastar do bem, de Jesus, e fazer com que Cristo não tenha a primazia na vida de pessoas. Neste sentido, uma das maneiras de afastar pessoas da vida cristã é fazer estas pessoas se ocuparem com os ensinamentos de Jesus, e aprender sempre mais, mas nunca incentivar para que se pratique o que estes ensinamentos dizem. Por isso Jesus exorta com a palavra em Mateus: Nem todo o que me diz Senhor, Senhor, entrará no Reino do Céus, mas somente aqueles que fazem a vontade do Pai. Vamos cuidar para que não nos desviem da vida com Jesus, e queiram nos fazer viver uma vida apenas sobre Jesus. E vamos também cuidar para não sermos quem afasta os outros do Caminho, da Verdade e da Vida. P. Luiz Carlos 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 65888
REDE DE RECURSOS
+
A vida cristã não consiste em sermos piedosos, mas em nos tornarmos piedosos. Não em sermos saudáveis, mas em sermos curados. Não importa o ser, mas o tornar-se. A vida cristã não é descanso, mas um constante exercitar-se.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br