A paz do Senhor

Senhas diárias

03/06/2021

SENHAS DIÁRIAS - 03.06.2021
Salmo 125.2 – Como as montanhas estão em volta de Jerusalém, assim o Senhor está ao redor do seu povo, agora e sempre.
2.ª Tessalonicenses 3.16 – Que o Senhor da paz dê a vocês a paz, sempre e de todas as maneiras! E que o Senhor esteja com todos vocês!
Montanhas trazem muitas sensações e sentimentos. Pessoas têm percepções diferenciadas diante de montanhas ou montes. Entre as sensações que se tem diante delas estão as percepções de firmeza e segurança. As montanhas ou montes em torno de uma cidade, na antiguidade, era uma fortificação a mais para resistir a ataques de inimigos. Usava-se a topografia para preparar a defesa em caso de guerras. Jerusalém está bem situada deste ponto de vista. Para os dias de hoje quase não faz muita diferença, pois os aparelhamentos militares atuais superam qualquer barreira existente. Na época bíblica isso era diferente. Os montes traziam esta sensação de segurança e o salmista associa esta sensação com a presença e o cuidado de Deus para com a cidade e seu povo. Como os montes dão proteção, assim Deus está protegendo seu povo das diversas dificuldades que se acometem sobre Israel. A percepção da presença do Senhor traz confiança e praz para a nação. O salmista exalta este sentimento e louva a Deus por isso. Nós temos a mesma sensação quando dirigimos nossa oração e nosso clamor ao Senhor Deus, em Jesus.
E é exatamente isso que Paulo sublinha para os tessalonicenses. Ele deseja que Deus traga sua paz sobre eles. A presença de Deus deve ser motivo para viver em paz. Para nós, cristãs e cristãos, o monte que nos traz paz é o Calvário, também perto de Jerusalém. Nele recebemos o perdão para nossos pecados e dele vem a salvação para a humanidade. Ali percebemos o quanto Deus está sempre conosco e garante a paz sobre nós. Está paz está firmada, de uma vez por todas, na pessoas de Jesus, o Nazareno, o Salvador do mundo. Aleluia! Bendito seja o Senhor nosso Deus. Vivamos nesta confiança e nesta alegria. P. Luiz Carlos


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 62853
REDE DE RECURSOS
+
A palavra 'orai' nada mais significa do que 'pedi, clamai, buscai, batei, fazei barulho!' É preciso que assim façamos a cada momento, sem cessar.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br