SENHAS DIÁRIAS - 28.06.2020
O salmista expressa sua confiança na presença de Deus em sua vida. Na alegria ou na dificuldade ele se sente cuidado pelo Senhor. Ele não tem a ilusão de que a presença de Deus em seu dia a dia o livra de todos os males. Ele sabe que a presença do Senhor o faz ter forças para festejar nos momentos de alegria e resistir e lutar nos momentos de tristeza e dificuldades. As dificuldades fazem parte da vida e precisamos aprender a manter a confiança no Senhor também em meio a elas. A vida de Jesus, dos apóstolos, das pessoas que participaram das primeiras comunidades cristãs e ao longo dos séculos nos ajudam a entender o que significa afirmar que Deus está sempre conosco. A música Rastros na areia , imagino que seja conhecida por todos, também nos mostra como acontece esta presença de Deus. Nas horas boas o caminho da vida tem dois pares de rastros; nas horas difíceis tem um par de rastros. Isto é, momentos difíceis nunca deixarão de existir, mas o Senhor sempre estará ao nosso lado para nos ajudar a seguir adiante. Muitas vezes nos carregando no colo, quando nossas forças se esvaem. Mas, volto a afirmar, não faltarão momentos de dificuldades e nem a presença do Senhor.
A afirmação de Jesus de que é necessário firmar o olhar para adiante, sem pensar em recuar, como a pessoa que está dirigindo o arado, quer nos mostrar que o Senhor está presente conosco e nos anima a seguir, sem recear estarmos sozinhos. Se olharmos para trás, perderemos o rumo do caminho e nosso trabalho na seara do Senhor será prejudicado. Não precisamos desconfiar da presença de Cristo. Ele é nosso Amado Salvador e Senhor e tudo fez por nós. Não estará cuidando de cada uma e cada um de nós agora?! Há muitas maneiras de interpretar esta figura que Jesus usa, mas o que nos importa é estarmos no caminho e na seara do Senhor, ajudando para que muitas pessoas sejam beneficiadas com o que plantarmos e depois colhermos, pois arado significa plantio e colheita. Significa preparar vidas para que acolham a Cristo Jesus e produzam a vinte, a trinta a sessenta e a cem por um. Podemos confiar, cegamente, que na alegria ou na dificuldade a presença do Senhor é incontestável.
PALAVRA DO DIA: Não saúdo o sol porque ele nasce, mas porque através dele posso ver a realidade ao meu redor(C.S.Lewis). Assim, não saúdo a Jesus porque Ele existiu, mas porque por Ele posso entender, VERDADEIRAMENTE, a realidade ao meu redor.