A mensagem da Cruz

07/04/2020

 

A mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que se perdem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus”. 1 Coríntios 1.18

Estamos vivendo dias tensos no mundo. Com a ameaça da COVID-19 o mundo inteiro parou. Todos os dias ouvimos falar de notícias de morte, vindas de todas as partes do mundo, inclusive do Brasil, causadas por esse vírus. Notícias de morte nunca são boas. Além da tristeza que ela traz, a morte causa um vazio, o reconhecimento de nossa de fragilidade e da incapacidade de acrescentarmos um palmo na frente de nossa vida. Notícia de morte pode levar pessoas ao desespero, pois a morte é o fim da existência humana na face da terra.

Mas hoje, celebramos a sexta-feira da Paixão, um dos dias mais importantes do calendário da igreja. Neste dia, somos lembrados também de uma notícia de morte: a morte de Jesus Cristo. O apóstolo Paulo, autor deste verso, que é lema do dia de hoje, está justamente falando desta notícia, desta mensagem da morte de Jesus Cristo. Paulo diz à comunidade em Corinto, que esta mensagem é o poder de Deus. Como ele pode dizer isso?

Quando lemos os evangelhos, que narram a história da crucificação e morte de Jesus, somos convidados e convidadas a olhar na morte de Cristo, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (João 1.29). Por isso, a mensagem da morte de Jesus Cristo é diferente. Ela é a maior prova de amor de Deus por nós. Ela é o poder de Deus, porque por meio da morte de Jesus Cristo nós recebemos o perdão dos nossos pecados. A morte de Jesus Cristo não é qualquer morte. Ele não é apenas mais uma vítima de algum sofrimento deste mundo. Pelo contrário, na sua morte Jesus Cristo carregou todo o sofrimento humano. Na morte de Jesus Cristo, encontramos, na verdade, a morte da própria morte, que não tem mais a última palavra sobre a nossa vida.

Paulo vai dizer, que o mundo não compreende esta mensagem. Ela é loucura para os que se perdem. Mas foi exatamente essa mensagem que transformou o mundo. É esta a mensagem central da igreja. A igreja vive e existe por causa desta notícia, da mensagem da morte de Jesus Cristo. Sem o anúncio desta morte não há perdão de pecados, não há esperança para o mundo, que padece de tantos males e sofrimentos, também de uma pandemia.

Deus se entregou à morte, na pessoa de seu Filho Jesus Cristo, para que você e eu pudéssemos experimentar o poder de Deus, poder este que é capaz de fazê-lo ressuscitar dentre os mortos. Sem a morte da Jesus Cristo não haveria a Páscoa e sem Páscoa não haveria a certeza da vida eterna. Esta é a mensagem de Deus para o mundo, que ele confiou à sua igreja: nós pregamos a Cristo crucificado! Isso basta! Isso consola!

Prof. Dr. Roger Marcel Wanke
Diretor Geral da FLT - Faculdade Luterana de Teologia em São Bento do Sul/SC
reside em São Bento do Sul - Santa Catarina
Sínodo Norte Catarinense
 


Autor(a): Prof. Dr. Roger Marcel Wanke
Âmbito: IECLB / Organismo: Instituto Luterano Campos Verdejantes
Testamento: Novo / Livro: Coríntios I / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 18
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 55897
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Mal tenho começado a crer. Em coisas de fé, vou ter que ser aprendiz até morrer.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br