A glória de Deus

Senhas diárias

19/08/2020

SENHAS DIÁRIAS - 19.08.2020
O povo de israel está iniciando sua caminhada para a terra prometida e já começou com atitudes de infidelidade para com Javé, o Senhor. Moisés precisa lidar com isso, pois Deus lhe deu a tarefa de conduzir o povo. O bezerro de ouro já ficou para trás, mas Moisés está inseguro e quer a confirmação de Deus de que Ele vai continuar conduzindo o povo. Ele ora a Deus e pede que o Senhor garanta isso. Nessa oração ele volta a lembrar Deus de que o povo que está ali, infiel ao Senhor, é o povo que o próprio Senhor escolheu e colocou nesta caminhada. Moisés lembra Deus que ele fez uma escolha e não pode abandonar essa determinação. Moisés chega a dizer que se Javé não for adiante do povo, protegendo, ele, Moisés, também não irá adiante. Deus garante sua presença com Moisés, e com isso o povo também é abençoado. O Senhor tem um propósito de glória para o povo na nova terra. Porém, é necessário que o povo viva conforme os mandamentos de Deus ao longo desta caminhada. A nova terra não está apenas lá na frente, mas o jeito de viver na nova terra precisa iniciar já durante a própria caminhada. Deus promete que, pelo fato de conhecer Moisés, vai continuar conduzindo o povo. A glória que o povo experimentará em Canaã, ser o povo de Deus nesta nova terra, precisa ser mostrada ao longo do trajeto.
Estamos na mesma situação. Por causa de Cristo Jesus, e por tudo o que fez por nós e em nosso lugar, Deus vai manter sua graça sobre nós, pois seu amor ao filho Unigênito é maior que tudo. O que Jesus fez será eternamente nosso passe para a glória do novo tempo. Mas, assim como com Israel, a glória não pode ser esperada apenas para o futuro, mas vivenciada já agora. A glória de Jesus não está só no novo céu e na nova terra que serão criados, mas já está na cruz e na ressurreição ainda neste mundo. A glória de Jesus já está na inversão de valores para nossa sociedade e mundo que o próprio Cristo veio trazer. Quando falamos na glória que receberemos , costumamos jogar tudo para a prometida ressurreição e o novo mundo a ser criado. É um equívoco maligno, pois Jesus não viveu assim. A glória de Jesus já reina agora, sobre este mundo, pois Ele mesmo diz eu venci o mundo. E assim nós precisamos viver. Somos o povo escolhido pelo Senhor e Paulo diz isso aos tessalonicenses: são chamados a participar, já naquele momento, da nova vida que Jesus trouxe sobre o mundo. A glória não é apenas para o futuro, para um tempo novo, mas é o testemunho de que somos parte deste novo tempo que ainda se instalará, definitivamente. Vivamos agora a glória de Jesus, fazendo a sua vontade. O Senhor é conosco.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 58401
REDE DE RECURSOS
+
A misericórdia de Deus é como o céu, que permanece sempre firme sobre nós. Sob este teto, estamos seguros, onde quer que nos encontremos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br