SENHAS DIÁRIAS - 09.01.2022
Isaías 31.1 – Ai dos que descem ao Egito em busca de socorro e se estribam em cavalos! Eles confiam em carros de guerra, porque são muitos, e em cavaleiros, porque são fortes, mas não olham para o Santo de Israel, nem buscam o Senhor.
Hebreus 2.1 – Importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos.
Israel passou por tempos difíceis durante as invasões da Assíria, da Babilônia e da Pérsia. Nestes tempos, era comum os reis de Israel buscar ajuda e apoio em reinos vizinhos para poder fazer frente aos invasores. Um dos reinos mais procurados era o Egito. Era uma nação poderosa na época. Porém, o profeta traz uma palavra de exortação contra esta atitude. Israel deveria confiar em seu Deus, Javé, e não buscar ajuda em povos que não cultuavam ao Senhor Deus. A promessa de Deus era de cuidar de Israel na medida em que este obedecesse aos mandamentos e leis dadas pelo Senhor. Os livros do Antigo Testamento relatam que o povo, constantemente, abandonava os mandamentos de Javé, o Senhor, e corria atrás de outras doutrinas e de falsos deuses. A exortação do profeta é de que não é a força e o poder humano que livraria Israel, mas a confiança e a obediência ao Senhor. Tantas vezes confiamos apenas em nossa força e em nossa capacidade de fazer algo. andamos por caminhos que não são de Deus. Nossa força está no Senhor. É Ele que nos conduz e fortalece para enfrentar situações contrária à nossa vida. Ele nos chama a confiar na sua presença.
É assim que o autor de Hebreus fala para suas comunidades. Antes de nos firmarmos em nós mesmos, é fundamental buscarmos por aquilo que a Palavra nos ensina e viver a partir dela. Importa que nos apeguemos ao que Jesus nos ensinou e deixou como caminho a ser seguido. Há um caminho seguro para a humanidade na Palavra de Deus, nos ensinamentos de Jesus. Nossa força vem do Senhor e através dele é que enfrentamos nossas dificuldades e perigos. Vamos ouvir sempre o que a Palavra ensina, pois o Senhor é nosso Deus e sabe muito bem o que a humanidade precisa para viver em paz. Não esqueçamos das exortações que a Bíblia nos dá. Seguindo isso haveremos de nos fortalecer para a vida. P. Luiz Carlos