No dia 25 de abril a Comunidade Ev. de Confissão Luterana em Cascavel celebrou Culto de Gratidão a Deus pelos seus 65 anos de presença luterana no oeste do Paraná. A Celebração foi acompanhada online por inúmeras pessoas que relembraram momentos importantes dessa história, da qual fazem parte. As inúmeras interações durante a celebração, demonstraram todo o carinho e amor das pessoas pela Comunidade. Mesmo faltando os abraços, não faltaram emoção, calor humano, alegria e boas lembranças do tempo vivido em comunhão. A Pastora presidente Silvia Genz expressou seu carinho através de uma mensagem em vídeo, que emocionou a todas as pessoas.
As origens da Comunidade de Cascavel remontam à primeira metade da década de 1950, quando seis famílias evangélico-luteranas residiam na cidade. Naquele tempo, como não havia uma comunidade luterana, essas famílias frequentavam a Igreja Presbiteriana. O desejo, no entanto, de constituir uma comunidade luterana em Cascavel mobilizou as famílias. No dia 25 de abril de 1956 foi constituído o primeiro presbitério e fundada a Comunidade de Cascavel, inicialmente vinculada à Paróquia de Toledo.
No ano de 1962, a comunidade mobilizou-se para construir seu primeiro templo. Este foi inaugurado no ano de 1963, em culto festivo celebrado pelo Pastor Albrecht Frank, de Toledo. Em 11 de dezembro de 1966, Cascavel desmembrou-se da Paróquia de Toledo. Neste mesmo ano foi iniciada a construção do centro evangélico ao lado da Igreja e adquirido um lote para construção da casa pastoral. No início da década de 1980, começaram a se consolidar os pontos de pregação de Catanduvas, Juvinópolis e Alto Lajeado (Campo Bonito). Em 1985, a Comunidade de Corbélia, juntamente com alguns pontos de pregação, desmembrou-se de Cascavel. O ano de 1988 foi marcado pelo início da construção do novo templo, que foi concluído e inaugurado em 1996.
No dia 25 de abril de 2021 completamos 65 anos de história! História que é cercada de grandes desafios, de pessoas que saíram de sua terra natal para novamente poder viver em comunidade em outro local. Algumas destas pessoas pioneiras estão conosco ainda hoje, outras já nos deixaram, mas seus descendentes e frutos semeados permanecem. Somos gratos por sua trajetória de vida e fé, que nos proporcionaram o que podemos vivenciar hoje: uma comunidade acolhedora na qual nossas famílias podem viver em comunhão, servindo a Deus e testemunhando o Evangelho.
Como no passado, também carregamos nossas dificuldades e desafios. Em outros tempos, num dia de comemoração como este, estaríamos com a nossa igreja cheia, com as crianças correndo pelos nossos espaços, e certamente, faríamos um grande almoço para confraternizar. Em meio à pandemia de COVID-19, permanecemos sendo comunidade, mas nossa forma de encontro requer mais cuidados. Mesmo assim, é preciso olhar para o nosso passado com gratidão e celebrar! Deus tem sido fiel e não nos deixou sequer por um minuto!
Por isso, 65 anos depois do início desta caminhada, nos reunimos em gratidão a Deus, louvando com as palavras do Salmista: “Bendiga, minha alma, o Senhor, e não se esqueça de nem um só de seus benefícios”. Celebramos e agradecemos a Deus pelo amparo, fortalecimento e cuidado nessa caminhada como Comunidade.