25 de junho - 188 anos anunciando o Evangelho do perdão, reconciliação e transformação.

Aniversário da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Rio de Janeiro - Martin Luther

24/06/2015

O Brasil independente de 1822, uma nação sul-americana com tamanho continental, atrai imensas levas de imigrantes que aqui tentam uma nova vida. Cidadãs e cidadãos de língua alemã e francesa criam sua comunidade de fé e vida para resgatar seus valores de berço na Europa. Estabelecem no dia 25 de junho de 1827 a Comunidade Evangélica. Iniciam seus encontros em casas de famílias. Em 1837 celebram o primeiro culto público em sala alugada. Em 1843 constrói seu primeiro templo, consagrado em 1845. Em 1925, no dia 23 de agosto, a Comunidade Evangélica vê seu Templo ser consumido pelo fogo. Porém, no dia do centenário da Comunidade, 25 de junho de 1927, é lançada a pedra fundamental do novo e atual templo, que é inaugurado no dia 28 de outubro de 1928, o domingo mais próximo do Dia da Reforma Luterana.

Como moto, os fundadores da Comunidade Evangélica incluíram em latim no seu sinete a frase 'Ut rosa inter spinas' (Como rosa entre espinhos). Provavelmente pretendiam com isso salientar a sua difícil situação confessional como diáspora evangélica... (Do livro 180 Anos de História e Fé. Leia clicando em 180 anos de história e fé).

Aos 188 anos desta história a essência da pregação zelosa e obediente do Evangelho de Jesus Cristo se mantém. Isso graças ao pequeno mas operoso rebanho que se empenha sem cansar na tarefa de perpetuar o anúncio do perdão, reconciliação e transformação.

Neste lugar, mesmo que entre espinhos, há muito espaço. Há espaço para multiplicar ações de acolhimento e há espaço para diversificar ações de justiça em um mundo egoísta e individualizante. Há espaço para ações que revelem a verdade e espaço para alongar sob os pés de cada fiel caminhos de confiança e esperança.

Nossa gratidão é dirigida a Deus pela sua providência em sustentar a obra aqui iniciada e mantida. Nossa gratidão também às pessoas que na história se deixaram usar como ferramentas no Reino. Nossa gratidão às pessoas que hoje se unem como resposta ao chamado do Espírito Santo de servir com alegria.


Muito já se fez e muito há o que fazer.

Há espaço para você! Vem celebrar conosco!

Vem somar forças que não se cansam nunca mais!

(Acesse também https://www.facebook.com/ParoquiaMartinLutherIeclb)

HISTÓRIA
+
Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br