Nome: Susanne Emma Auer Lehmann
Tempo de participação na IECLB desde o Batismo
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Vale do Paraíba/SP
Sínodo Sudeste
Nascida a 28 de outubro de 1932 em Stuttgart, Alemanha. Seus pais e um irmão menor vieram para o Brasil, Porto Alegre, por volta de 1935. Fez o atual Ensino Médio em São Leopoldo, como interna do “Pro-Seminar”. Fez curso de tapeçaria em Sindelfinden, bei Stuttgart, e conheceu os teares da Suécia, numa ocasião de intercambio. Paixão na qual se realizou até pouco antes de falecer.
Também em Stuttgart (07 de setembro de 1957) casou-se com Paul Kurt Heinrich Lehmann, técnico agrícola, fixando residência no interior do Rio Grande do Sul até 1967. Lá nasceram quatro dos cinco filhos, Christina (1960), Anselm (1961), Sofia (1963) e Thomas (1964). De mudança para o Estado de São Paulo, em janeiro de 1967, moraram em Pindamonhangaba, mais precisamente na Fazenda Santa Helena até 1979, ano em que nasceu o filho Claus.
Neste mesmo ano, mudaram-se para Belo Horizonte/MG onde permaneceram por dois anos. Em janeiro de 1981, a família retornou a Pindamonhangaba, cidade na qual Susanne viu seus filhos se casar e alguns netos nascer.
Paul faleceu em 25 de janeiro de 1999 e Susanne em 15 de abril de 2011.
Ainda no Rio Grande do Sul, Susanne e Paul realizavam encontros de ex-alunos da época do Instituto Pré-Teológico. Mesmo mais tarde, morando em São Paulo, os encontros não deixaram de ser realizados.
Susanne e Paul conheceram muitos pastores. Por ocasião da confirmação dos filhos, fizeram contato com Pastor Guido Tornquist. Daí em diante, a ideia de ter um núcleo luterano no Vale do Paraíba se fortaleceu. Em Pindamonhangaba, os cultos aconteciam na Igreja Santa Rita do Massaim, de propriedade da Fazenda Santa Helena ou, nas casas de membros, quando necessário. O centro mesmo foi edificado em São José dos Campos.
Na época de Belo Horizonte/MG, Susanne participou intensamente da OASE, que tinha o apoio da esposa do Pastor Wolf Dieter Wirth, e também cantou no coral da igreja. Já em Pindamonhangaba, Susanne participou mais intensamente das atividades da Casa da Amizade, com trabalhos em macramê. Em São José dos Campos, a distância dificultava o seu deslocamento até às reuniões da OASE, mas ajudava como podia e tinha muito carinho pelo grupo, em especial pela dona Erica Gielow.
Pindamonhangaba, 18 de novembro de 2020.
Autoria de Christina Lehmann, filha.
Leia mais histórias de vida Em comunhão com as viDas das mulheres