Sínodo Brasil Central



EQS 405/406 - Asa Sul
CEP 70239-400 - Brasília /DF - Brasil
Telefone(s): (61) 3532-5407 | (61) 9816-50415
brasilcentral@luteranos.com.br
ID: 5

Mensagem XXIV Assembleia Sinodal do Sínodo Brasil Central

A 24ª Assembleia do Sínodo aconteceu em Brasília, nos dias 9-11/06/2023

11/06/2023

24ª Assembleia do Sínodo Brasil Central
24ª Assembleia do Sínodo Brasil Central
24ª Assembleia do Sínodo Brasil Central
IMG-20230614-WA0008
1 | 1
Ampliar


Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos”, com esta palavra de Jesus em Mateus 28.20 iniciou-se a XXIV Assembleia Sinodal do Sínodo Brasil Central em culto celebrativo. Foi um momento muito alegre, acolhedor e inspirativo.

A companhia de Deus é o que nos dá forças para caminhar. Tal presença divina é o que ajudou as pessoas a enfrentar seus diferentes desafios, desde a igreja primitiva até a vinda dos primeiros imigrantes alemães para o Brasil. Esse sentimento também acompanhou e acompanha os membros do sínodo Brasil Central.

Em vista disso, a palestra do pastor Dr. Emílio Voigt nos levou a revisitar a história da igreja, permitindo que refletíssemos sobre o papel importante do planejamento sinodal. Afinal, para se entender o presente e vislumbrar o futuro é necessário conhecer as nossas memórias. Se hoje, o Sínodo Brasil Central pode se reunir, planejar, é porque Deus nos guiou e nos impulsionou a sermos sal e luz.

Dentre os vários assuntos discutidos na Assembleia destacam-se o orçamento sinodal, as moções e a apresentação dos relatórios das comunidades e grupos de trabalhos. Nesses relatos, as comunidades puderam apresentar as suas vivências, sonhos, dificuldades, destacando-se no propósito da missão no contexto em que estão inseridas. Fato relevante desse momento foi a ênfase do trabalho com as crianças.

Motivados pela gratidão e por tudo o que o Sínodo tem recebido, o lançamento da Campanha Vai e Vem foi um momento especial. Também o reconhecimento dos ministros e ministras que, juntos com os membros, têm a coragem de levar a Palavra de Deus nos lugares mais distantes do imenso Brasil. Agradecimento que é estendido à IECLB nacional, em nome do Secretário Geral da IECLB – P. Marcos Bechert – que representou a presidência e ao P. Dr. Emilio Voigt pela palestra motivadora.

Por outro lado, a partir do que vivenciamos no encontro, enxergamos quão importante é a sintonia e a unidade como sínodo, essa interdependência que nos anima a refletir sobre: Como falar de Deus hoje? Precisamos pensar em um Evangelho atualizado para o contexto em que as pessoas vivem, compreendendo a cultura que nos cerca, traduzindo a palavra de Deus em tempos atuais. Para isso o planejamento é importante.

De tudo o que se pode resumir do encontro é que a união e a comunhão são as bases para vivência da fé. Assim como um corpo que é um, no batismo todos e todas somos um só em Cristo. Isso é o que nos movimenta em direção às outras pessoas.

Estamos aprendendo a sermos mais atrativos, inclusivos e missionários. A interação com novos membros que trazem, na sua bagagem, as suas experiências de vida, recheadas pela riqueza da diversidade local e seu jeito de vivenciar o evangelho nos trouxe leveza e muito aprendizado.

Os desafios que os primeiros luteranos que desembarcaram no Brasil tiveram, diferem dos de hoje. Eles trouxeram, em sua bagagem, a Bíblia, o Catecismo e os livros de canto. O que temos na nossa bagagem? Queremos ser uma igreja que tenha como centro a palavra de Deus em Cristo, que acolhe a diversidade, que caminha em busca da justiça ambiental, social e de gênero, promovendo a paz.

Comissão de Mensagem
 


Âmbito: IECLB / Sinodo: Brasil Central
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 70580

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus diz: trabalha, deixa de preocupar-te, eu te vou dar tudo. Depois de Ele o ter dado, aí, sim, deves empenhar o teu cuidado, distribuindo de forma justa o que recebeste, assim que não o guardes para ti, mas que dele possam usufruir a tua família e outros mais.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br