Em sua terceira reunião ordinária em 2022, o Conselho Sinodal do Sínodo Norte Catarinense esteve reunido em Videira/SC, no dia 19 de novembro. A Comunidade local se mobilizou e com muito carinho acolheu a cada participante. Videira é uma das sete Comunidades que integram a Paróquia de Rio das Antas/SC, distante cerca de 350 quilômetros da sede sinodal.
Dentre a ordem do dia estava o relato acerca do XXXIII Concílio da Igreja, visita a Comunidades em Rondônia, encaminhamento referente ao orçamento sinodal 2023, apresentação de relatórios e investimentos missionários. Em relação a investimentos missionários, foram recebidos doze projetos, dos quais nove foram aprovados. Ao total, são mais de R$ 300.000,00 a serem investidos em 2023 nessas ações, a partir do Fundo Sinodal de Solidariedade Missionária.
As iniciativas missionárias apoiadas são diversas: há apoio para implementação de segundo Campo de Atividade Ministerial, implantação de uma nova Comunidade, auxílio a um programa que cuida de pessoas em recuperação por causa do uso de bebidas alcoólicas ou drogas, bem como auxílio ao Fundo de Missão e a uma Paróquia do Sínodo da Amazônia. “É o exercício da caminhada conjunta como Igreja, sob o lema ‘levem as cargas uns dos outros e assim cumprirão a lei de Cristo’”, afirma o Pastor Sinodal Dr. Claudir Burmann.
Houve, ainda, apresentação do resultado da Campanha Vai e Vem 2022 em que o Sínodo Norte Catarinense alcançou a segunda melhor arrecadação nacional em valores totais. Foi apresentada a média de doação individualizada por pessoa batizada de cada uma das 40 Paróquias do Sínodo. A meta é continuar a melhorar a participação na Campanha em 2023.