No ano de 2000, logo após o período das férias escolares, a professora Lilian Lüdtke teve uma conversa com o pastor Werner Brunken sobre música com crianças na comunidade Martin Luther (Curitiba-PR). Nessa conversa, viram que aulas de instrumentos poderiam ser oferecidas na igreja e que isso motivaria jovens e crianças a seguirem tocando nos projetos da Cmunidade, além de criar um coral infanto-juvenil, que no seu primeiro ensaio recebeu o nome de Coral Favo de Mel.
Desde então esse grupo segue sob a regência da professora Lílian. O primeiro ensaio do coral contou com 5 coralistas e nos dias de hoje temos dois filhos de coralistas do primeiro ensaio participando assiduamente do coral. Ao todo, o coral gravou 3 CDs, o último todo com composições feitas pela coralista Letícia Maia e a professora Lílian. No período da pandemia o coral se fortaleceu, e mantiveram ensaios online durante meses. Assim que foi liberado que as crianças viessem à igreja, retomaram os ensaios presenciais. Durante esse período, as crianças fizeram vídeos coletivos e a forma de apresentação era enviando esses vídeos a familiares e amigos, levando a mensagem da Palavra de Deus através da música. Os vídeos estão disponíveis no canal do YouTube do Coral Favo de Mel.
Os participantes do Coral Favo de Mel são crianças dos 3 aos 14 anos. Muitos crescem e permanecem como ajudantes. As crianças passam pelo desenvolvimento da linguagem musical e musicalização a partir de instrumentos musicais de fácil manuseio, muitos até feitos pelas crianças, e pela prática vocal direcionada.
Em 23 anos de coral, podemos salientar alguns pontos fortes: o envolvimento familiar, o desenvolvimento da fé e a amizade. Sabemos que as crianças não vão até a igreja para ensaiar sozinhas, então contamos com o apoio de adultos para isso. Algumas famílias acabam se envolvendo nas demandas dos ensaios e consequentemente desenvolvem relações e participam de outros grupos na igreja. O desenvolvimento da fé é notável nas crianças. Durante os ensaios as crianças têm tempo para conversar sobre o significado das canções e oram juntas no término do encontro. As amizades são muito fortalecidas. Os participantes têm na igreja o espaço de brincar, de se conhecer, de interagir e isso cria laços e memórias que são fundamentais para relações saudáveis.
Texto: Lilian Hübner Lütke