Forquetinha – Durante a manhã e tarde de domingo (9) o Sínodo do Vale do Taquari da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) realizou o 10º Dia Sinodal da Igreja no Parque de Exposições Christoph Bauer, em Forquetinha. Aproximadamente 1.200 luteranos do Vale do Taquari estiveram reunidos para celebrar a fé. O encontro contou com o tema “Paz, paz que vem do amor”. Atualmente, o Vale conta com 59 comunidades e 15 paróquias. Durante a manhã, ocorreu o Culto com pregação do Pastor Marcos Bechert, que foi pastor sinodal entre 2007 e 2014 e atualmente é secretário geral da IECLB.
No turno da tarde, a palestra com o promotor de justiça Sérgio Diefenbach teve como tema “Como se busca a paz através da justiça?”. O promotor falou sobre projetos de pacificação social. As crianças também refletiram sobre a paz que Jesus oferece e que não é possível encontrar no mundo. A música do Culto ficou a cargo do Conselho Sinodal de Música e convidados. Dentro da programação cultural, a orquestra do Colégio Sinodal de Conventos ficou responsável pela apresentação e residentes da Associação Pella Bethânia dançaram. O evento também contou com o Lançamento do Tema da Missão Vai e Vem de 2019. O Dia Sinodal da Igreja ocorre a cada dois anos.
O presidente sinodal, Pastor Gilciney Tetzner, destaca que o Dia da Igreja é importante para que os luteranos formem um só corpo, em unidade. “O Dia da Igreja sempre ocorre no Dia de Pentecostes. A Bíblia diz que os discípulos estavam reunidos e soprou sobre eles o Espírito Santo, então pregaram, batizaram e assim surgiu a igreja”, diz o Pastor ao afirmar ser significativo estarem todos juntos no dia de pentecostes, aniversário da igreja, além de ter o Vale do Taquari reunido em apenas um local.
A Pastora Miriam Diefenthaeler de Lajeado conta que o Dia Sinodal da Igreja dá consciência de que a fé não é algo individual e local. “Como luteranos entendemos que somos uma igreja de sínodo, nacional e mundial. E participar do Dia Sinodal nos coloca em contato com outras pessoas. Vemos que somos muito maiores do que a realidade que vivemos e isso fortalece a nossa fé e a missão da igreja”, conta. Para a Pastora, o encontro também agrega conhecimento e enaltece a solidariedade. “Esse espaço não é só de fortalecimento da fé comunitária e ampla, mas também da fé das crianças, meia idade e idosos, onde se encontram diversas gerações”.
Pelo quarto ano consecutivo, o luterano Jorge Lempfert de Lajeado, sente-se feliz em participar do encontro. Lempfert é responsável pelo Ponto de Pregação Gustavo Adolfo, localizado no bairro São Cristóvão e acredita ser importante estar presente nestes eventos. “O Dia Sinodal da Igreja é algo único para nós luteranos. É a festa luterana e nos ajuda muito a renovar a fé e a esperança. Além disso, é um dia agradável, conhecemos pessoas, pastores, lideranças e comunidades de outros lugares”.