O encontro de casais é um ministério da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Lajeado que visa estimular a vivência evangélica entre os cônjuges e despertá-los para um envolvimento mais ativo na missão de Deus na comunidade e na sociedade.
A missão dos encontros de casais é animar e fortalecer os laços afetivos do casal e da família e proporcionar uma orientação fundamentada nas Sagradas Escrituras e na doutrina Evangélico-Luterana.
A família, como instituição, tem recebido profundos impactos por causa de mudanças ocorridas na esfera cultural, social e legal. As pessoas vivem num contexto onde as coisas são descartáveis, inclusive as relações. Tudo isso leva a pessoa a um vazio interior, perdendo até mesmo o sentido de viver. Muitas vezes, os sonhos alimentados no início do casamento vão se perdendo na caminhada por diversos motivos. É possível continuar juntos se não existe uma busca constante do casal para manter o diálogo, a oração, a ajuda mútua?
Muitas atitudes, comportamentos, vícios escurecem o caminho e dificultam a solução dos problemas familiares. Um dos mecanismos que mais interferem na união das famílias é a comunicação social. Desde crianças, as pessoas são bombardeadas de diversas formas, através de desenhos animados violentos, novelas, filmes, revistas e outros meios que estimulam comportamentos que resultam na desintegração das famílias.
A violência também tem sido uma das maiores preocupações das famílias nos últimos tempos. O medo da perseguição, das drogas, da morte distancia as pessoas ainda mais. Em conseqüência, elas se fecham e, logo, nasce a desconfiança, em vez do diálogo,o silêncio; no lugar da solidariedade, o individualismo; no lugar da abertura, o fechamento; troca-se a partilha pelo egoísmo.
Certamente não existe casal ou filhos perfeitos, mas também não existem problemas sem soluções. Quantos casais esperam por uma orientação segura e precisam de pistas, sugestões para reconstruírem seus lares, suas vidas! Quantos filhos, sentindo profundamente o impacto de desentendimento dos pais, tornam-se tristes e interrompem o seu crescimento psíquico, passando até mesmo a usar drogas! Quantas pessoas sonham com um lar feliz onde haja entendimento e diálogo.
A família continua sendo uma das bases fundamentais da sociedade e da Igreja, apesar das muitas mudanças pelas quais temos passado. Por este motivo, o encontro de casais visa fortalecer e resgatar os propósitos de Deus em relação à vida conjugal e familiar.
Os encontros de casais têm por objetivos:
1- Oportunizar a participação dos casais em encontros regulares para estudos da bíblia voltados à temática da família e do casal.
2- Fortalecer os vínculos de amizade entre os casais e obreiros e obreira.
3- Proporcionar a orientação bíblica e espiritual dos casais através de encontros e retiros.
4- Detectar dificuldades que afligem os casais e buscar ajudá-los na superação dessas dificuldades.
5- Animar e despertar mais lideranças para os trabalhos na comunidade.
6- Incentivar as pessoas a expressarem suas opiniões e idéias e considerá-las no planejamento da missão da comunidade
7- Despertar a função terapêutica da comunidade.
8- Proporcionar um local de convívio e ajuda mútua para os casais.
OBS: O encontro de Casais na Comunidade Evangélica em Lajeado teve início em outubro de 1980 sob coordenação do P. Alberto Becker com a participação de 15 casais. Após um período de interrupção, o trabalho foi retomado em novembro de 2008 pelo P. Valdeci e sua esposa Rosileide Foester com o apoio dos casais Décio e Gládis Schnack, Dario e Helena Wünsch, Jacob e Elíria Müller, Inge e Luís Schnack, Ingeburg e Reinhard von Frühauf, Sereno e Terezinha Griesang entre outros.