O Retiro e Congresso da JE Sinodal ocorrido nos dias 18 a 21 de fevereiro de 2023, localizado na Chácara Império da Mata – Ceilândia-DF, com início no sábado às 18 horas e encerramento na terça-feira às 10 horas, abordou como tema central: Somos templo do Espírito Santo - Relações Interpessoais, assessorado pelo Pastor Dr. Marcos Augusto Armange.
O evento contou com a participação de 67 pessoas, orientados por uma programação que engloba dinâmicas de integração, momentos de lazer, tempos de estudo e reflexão, cultos e celebrações. Neste sentido, destacam-se como momentos emblemáticos: o Culto de Tomé, o Luau, as Dinâmicas de Integração, o Congresso da JE e as discussões acerca do tema.
A partir das palestras ministradas pelo Pastor Marcos, alguns tópicos essenciais foram abordados, como os diversos caminhos que podemos traçar na estrada da vida, as formas com que nos relacionamos conosco, com Deus e com o próximo. Neste tópico, destacou-se os relacionamentos tóxicos dentro do âmbito familiar, nas amizades, nos relacionamentos amorosos e internos. Assim sendo, frisaram algumas medidas para munir os jovens de conhecimento para auxiliar na prevenção e na fuga destes relacionamentos.
Outro momento relevante no Retiro foi o Congresso da JE, onde a COSIJE, assessorada pela Pastora Sinodal, informou aos delegados de cada comunidade alguns detalhes sobre o 25° CONGRENAJE, a fim de esclarecer algumas informações básicas aos jovens. Ademais, outro momento significativo foi o Luau, onde realizou-se uma grande celebração, com músicas, danças e drinks não alcoólicos. Neste contexto, a noite foi muito divertida e garantiu um momento de lazer aos jovens.
Por fim, o Culto de Tomé simbolizou um dos momentos mais significativos e bonitos de todo o Retiro da JE sinodal. A forma com que foram montadas as cinco estações, permitiu que o culto fosse mais dinâmico e que se conectasse mais com a juventude, tornando o momento mais emotivo e, com certeza, impactante na vida religiosa dos participantes.
Luiz Alberto da Silva Schonholzer