Paróquia São Tomé de Porto Lucena

Sínodo Noroeste Riograndense


Rua General Osório , 729 Centro
CEP 98995-000 - Porto Xavier /RS - Brasil
Telefone(s): (55) 3354-1725 | (55) 9973-56751
saotomeieclb@gmail.com
ID: 202

História da Paróquia São Tomé

30 anos de evangelização luterana na região das Missões e 70 anos da Paróquia

08/03/2020

01 Capa de livro
02 Mapa
03 Mapa da Paróquia
04 Casa Paroquial
05 Linha Primeiro de Março .
06 Linha 8 de Maio
07 Linha 12 de Maio
08 Linha Cristal
09 Linha Depósito
10 Linha Lavina
11 Linha São Carlos
12 Linha Boa Vista
13 Porto Lucena
14 Porto Xavier
15 Rincão Vermelho
16 Rincão Comprido
1 | 1
Ampliar

História da Paróquia São Tomé
130 anos de evangelização luterana na região das Missões e 70 anos da Paróquia

No sino da Comunidade Cristo de Porto Xavier consta a seguinte inscrição:

Evangelische Gemeinde Serro Pellado
Geg v. bochumer verein i. bochumer 1922
Ein feste Burg ist unser Gott.

Cuja tradução livre é :

‘Comunidade Evangélica de Serro Pellado
Associação Bochum para Mineração e Fundição de Aço 1922
Um Castelo Forte é nosso Deus.’

Através destas informações chegamos ao livro do P. Osmar Luiz Witt: ‘Igreja na Migração e Colonização - A pregação Itinerante no Sínodo Rio-Grandense’. O P. Osmar fundamenta a sua pesquisa histórica em relatórios de pastores, jornais, artigos e trabalhos publicados sobre este tema. Este Livro quer ser uma pequena contribuição para o resgate histórico de uma Igreja em marcha migratória.

O Sínodo Rio-grandense, fundado em 20 de maio de 1886, cresceu e solidificou-se à medida que famílias evangélicas luteranas constituíram comu¬nidades eclesiais nas terras novas. O início deste missão se deu com a pregação itinerante. Houve a percepção do quanto era necessário um pastor itinerante para o trabalho entre os alemães dispersos. A presença de Luteranos na Região das Missões faz parte da terceira faze de migrações rurais, que teve início em 1890.

Data de 1888 a criação da colônia de Cerro Pelado (Porto Xavier), às margens do rio Uruguai. O povoamento, contudo, só se intensificou a partir de 1892.
Em 1890 foi fundada a Colônia Ijuí, que em abril de 1891 contava com cerca de 400 famílias evangélicas. Dada a sua localização e desenvolvimento, Ijuí tornou-se ponto de partida e de retorno para vários obreiros que se ocuparam com o atendimento da diáspora. O primeiro pastor de Ijuí, Dedeke, que iniciou suas atividades em 1895, também realizou várias viagens para atender os colonizadores de Guarani e da costa do Uruguai no noroeste do Rio Grande do Sul.

Em 1891, no mês de janeiro, foi criada a colônia de Guarani, às margens do rio Comandaí, localizada parte em terras de Santo Ângelo das Missões e parte em São Luiz Gonzaga, iniciando poucos quilômetros a oeste de Santo Angelo e se estendendo até a colônia Cerro Pelado, na costa do Uruguai. O P. Dedeke escreveu, em 1898, que na colônia Guarani viviam 28 famílias evangélicas teutas. Em 1901, haviam 70 famílias na colônia Guarani.

Seguiram-se várias outras formações de núcleos coloniais. Cerro Azul (Cerro Largo), no município de São Luiz Gonzaga, fundado pela Associação Rural Rio-Grandense (Riograndenser Bauernverein) no ano de 1902, a qual deveria ser uma colônia de católicos romanos, mas havia famílias evangélicas.

Os pastores que atuaram no pastorado itinerante:

- O P. Gerhard Dedeke, primeiro pároco da comunidade em Ijuí, realizou visitas em fins de 1897 à colônia Cerro Pelado e Rincão Vermelho, que há mais de quatro anos não haviam recebido a visita de um pastor.

O P. Paul Wilhelm Ludwig Sudhaus realizou a sua primeira viagem no verão de 1900. Visitou as colônias Costa do Uruguai, Cerro Pelado, Guarani.

O P. Max Dedekind no dia 19.07.1903, chegou em Cerro Pelado (Porto Xavier), onde há um ano e meio não passara mais um pastor evangélico. Em outubro de 1903, visitou novamente a colônia Cerro Pelado.

Nesta época, a área de abrangência do primeiro pastorado para a diáspora, sediado em Ijuí, envolvia as seguintes comunidades:

1. Cerro Pelado e Colônia Pirapó (pontos de pregação: Rincão Vermelho, Passo de São Xavier, Costa do Uruguai e Pirapó ): com 31 famílias ou, aproximadamente, 154 pessoas.

2. Cerro Azul: com seis famílias ou 29 pessoas.

3. Colônia Guarani (pontos de pregação: Linha Giruá e Linha República): com 39 famílias ou 206 pessoas.

4. Colônia Vitória: com 10 famílias ou 65 pessoas.

O P. Wilhelm Osterkamp em agosto de 1905 visitou, entre outras localidades, a colônia Pirapó, Cerro Pelado, Rincão Vermelho, Passo de São Xavier e Costa do Uruguai.

O P. Bruno Stysinski, meados de 1906, Barra do Pindaí, Cerro Pelado (Passo de São Xavier), Rincão Vermelho, a Costa do Uruguai, colônia Pirapó. Nesta época, em Passo de São Xavier estavam-se construindo uma igreja e uma casa pastoral. Stysinski relata em 1905: Em Passo S. Xavier, há 31 famílias alemãs, das quais 11 são protestantes e quatro são casamentos mistos. Em Rincão Vermelho, há 21 famílias alemãs, das quais 10 são protestantes. Em Costa do Uruguai, há 15 famílias alemãs, das quais 13 são protestantes.

O P. Wilhelm Otto Arnold em 1906, visitou a vez da colônia Cerro Pelado, Rincão Vermelho, Costa do Uruguai.No Passo de São Xavier estava em andamento uma construção que se destinava à escola e local de culto.

O pastor Otto Hufnagel em 1 º de outubro 1912, fixando residência, em Buriti (Santo Ângelo ). Mas logo transferiu-se para a Linha República, Colônia Guarani.

No ano de 1913, este pastorado atendia as comuni¬dades de Buriti, colônia Municipal, Guarani, Cerro Azul e Cerro Pelado, num total de 187 famílias ou 1.030 pessoas.

Em inícios de 1914, foi possível realizar uma nova divisão no pastorado da diáspora atendido pelo P. Hufnagel. Criaram-se dois pastorados. A sede de um deles ficou sendo Cerro Pelado (Porto Xavier), e este foi ocupado por Hufnagel. A outra sede permaneceu em Linha República (hoje pertencente ao município de Giruá), e foi preenchida com a vinda do P. Georg Weidemann.

São relatadas as seguintes famílias e localidades em que os pastores itinerantes eram acolhidos:
- Na colônia Pirapó - Heinrich Sommer, que migrou de Teutônia após a revolução de 1893;
- Em Rincão Vermelho - professor Emil Closs;
- no Passo de São Xavier/Rincão Vermelho - Hermann Günzel;
- em Cerro Pelado - Sr. W. Bratz, sub-intendente Sommerfeld, comerciante Wantscheer;
- Costa do Uruguai - Friedrich Hammacher;
- Barra do Pindaí - Hermann Klees, professor em Cerro Pelado;
- Alguns dos pregadores itinerantes, como Stysinski e Arnold, visitaram colonos evangélicos em Bomplan na Argentina e Hohenau no Paraguai.

Em vista desse desenvolvimento, a partir daí podemos iniciar a história das várias paróquias que foram sendo criadas na diáspora. Áreas que, até então, tinham sido atendidas por pregadores itinerantes puderam ser transformadas em sedes pastorais.

Conforme um livro livro de atas transcritas, entre 1914 e 1936, a sede paroquial é transferida de Porto Xavier para Linha 4, ‘Distrito Parocal de Serro Azul’. Faziam parte desta paróquia as Comunidades: Linha 4 e Municipal (atualmente Paróquia Dona Otília) e Linha Lavina, Linha 1º de Março, Serro Pelado (Porto Xavier) e Costa do Uruguai (Rincão Vermelho). Em 1937, juntaram-se as comunidades Taquarussu (Linha Depósito), Linha Nova e Porto Lucena. Em 1938, consta o acréscimo da Comunidade de Rincão Comprido. O diácono Caspar Fritz era o responsável pelo atendimento pastoral. A partir do ano 1940, a Paróquia passou a ser atendida pelo pastor Ernesto Fischer. Em 1943 representantes da Comunidade Entrerrios (Linha Cristal) solicitam a ‘admissão ao distrito parocal’ e em 1945, La. São Carlos.

Em 1º de janeiro de 1950 é fundado o novo ‘distrito parocal’ de Porto Lucena. A nova paróquia é atendida pelo o pastor Georg Grüber. Mais duas comunidades começam a fazer parte da paróquia, Roncador e Vera Cruz, totalizando em torno de 300 famílias. A primeira diretoria é compasta por: Jacob Deobald da Linha 1º de Março; Francisco Tierling da Linha Nova e Ernesto Höpner de Porto Lucena. Referente à localização, o pastor já havia adquirido uma propriedade em Linha Nova, no entanto, em votação a maioria definiu como mais conveniente a nova Paróquia ser sediada em Porto Lucena. Em 1951, a Comunidade de Linha 12 de Maio solicita atendimento.

Em dezembro de 1961, o Pastor Manfred Müller assumiu as atividades da Paróquia. Em 1962, foi aprovada a criação de uma comunidade em Linha 8 de Maio e em 1966 é aprovada a criação da comunidade Ponte Boa Vista.

Em 1965 a paróquia passa a ser atendida pelo pastor Guido E. Rieck. Em 1967, inicia o programa ‘A Hora Evangélica’ na rádio local, programa que ainda está no ar. Nesta época está em curso a campanha para a construção da casa pastoral ao lado da igreja de Porto Lucena e aquisição de novo veículo para paróquia.

Em 1972, o Pastor Wendelino Heim assume a Paróquia; em 1981 inicia o pastor Valter Schmidt; em 1989, pastor Armindo Schmechel; em 1992 inicia a pastora Louraini Christmann. Durante este período está em curso a campanha para o segundo pastorado da Paróquia com sede em Porto Xavier e o Pastor Vilson Emílio Thielke realiza seu Período Prático de Habilitação ao Ministério na Paróquia. Em 1998 inicia o pastor Luiz Adolfo Hegele; em 2005, o pastor Edu Grenzel; em 2009 inicia o pastor Elson Lauri Rysdyd. Neste período, foi vendida a casa de Porto Xavier e edificada outra. Em agosto de 2016, inicia o pastor Marcos Rogério Radecke na nova sede paroquial em Porto Xavier.

São 70 anos de Paróquia São Tomé e quase 130 anos de presença evangélico-luterana nesta região. Que Deus continue abençoando a cada um dos membros e que possam continuar colocando seus dons ao serviço do Reino de Deus.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Arrisco e coloco a minha confiança somente no único Deus, invisível e incompreensível, o que criou o céu e a terra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br