JOREV tem cumprido os anseios da Igreja
Analisando o Jornal Evangélico dentro de sua função como jornal nacional a nível de IECLB o pastor presidente Gottfried Brakemeier o classifica como nem oficial nem oficioso. Afirma que a IECLB faz questão de ter meios de comunicação desta natureza. Brakemeier espera que o Jornal Evangélico se considere como sendo da IECLB, que vista a camiseta e sirva às Comunidades. Ressalta, por outro lado, que o JOREV é redigido em responsabilidade própria dos seus redatores e do seu editor.
Brakemeier afirma que a direção da IECLB não exerce nenhum controle sobre o Jornal Evangélico ou outro jornal, espera, porém, que ele — o JOREV — se integre nos propósitos da Igreja e de sua missão. Entende o pastor presidente que o Jornal Evangélico tem cumprido os anseios da Igreja, e que este, mesmo tendo por diversas vezes recebido críticas, tanto das comunidades como dos órgãos diretivos da IECLB, jamais foi julgado como não cumpridor dos objetivos inerentes a um jornal evangélico.
FUNÇÃO IMPORTANTE
O JOREV traz boa informação, mas poderia dar mais espaço a matérias meditativas. Contudo, cumpre a importante função de despertar o raciocínio critico em nossa sociedade e Igreja, sem deixa de convocar para o engajamento evangélico, atesta o líder da IECLB. Entende igualmente que um jornal desta natureza jamais está definitivamente pronto. Sempre poderá ser melhorado, sem que isto signifique não estar cumprindo sua função.
Dr. Brakemeier é do parecer de que também jornais regionais são importantes e valiosos, porque podem atender muito bem as necessidades regionais, mas não deveriam querer substituir um jornal que procura cobrir a área da IECLB como um tudo. Disse que uma das funções de um jornal evangélico nacional é promover a comunicação entre as diversas partes da IECLB c deve ser, assim, um instrumento da unidade.
COMUNICAÇÃO: PRIORIDADE
Como, enfim, poderá ser colocada em prática a reivindicação do Congresso Luterano de Comunicação de maio deste ano, cm Joinville (SC), de que a comunicação seja prioridade da IECLB na década de 90? Na opinião do pastor Brakemeier, comunicação poderá ser assumida como prioridade nos anos 90 pelo Conselho Diretor a ser eleito cm 1990, mas ressalva que não existe apenas uma, mas sim várias formas de priorizar a comunicação.
Como uma das formas já existentes, ele cita a Campanha de Leitura É tempo de ler, promovida pela Editora Sinodal, c diz que imagina que também sejam elaborados programas que visem ao incentivo da comunicação na Igreja. Melhorar o espaço que os meios de comunicação da sociedade oferecem it Igreja, especialmente rádio e televisão, seria outro objetivo a ser perseguido, segundo Gottfried Brakemeier.
Do seu ponto de vista, porém, priorizar a comunicação significa, sobretudo, desencadear um processo de reflexão na Igreja sobre o significado da comunicação cristã, sobre a prática de comunicação na sociedade e sobre o compromisso comunicativo da Comunidade cristã. Isto, no entanto, deveria ser programado c detalhado, recomenda o Pastor Presidente.
Voltar para índice de Um Século de História de Nossa Imprensa