Caros Membros e Amigos da nossa comunidade!
“Quanto mais de Cristo fores, maior graça terás para a tua eficácia na Terra e para a felicidade eterna. Mas tens de decidir-te a seguir o caminho da entrega: a Cruz às costas, com um sorriso nos lábios, com uma luz na alma.” (Via Sacra, II Estacão, Jesus toma a sua Cruz)
Queridos membros e amigos da Capela de Cristo:
Estamos na Quaresma, um período carregado de símbolos. Para muitos um período de liturgias e cânticos tristes, pois lembram o sacrifício do Cristo na Cruz. Mas será que já refletimos sobre o significado destes símbolos?
A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira antes da Páscoa. Certos termos já fazem parte da nossa vida mas talvez nunca tivemos chance de saber a sua origem. A quarta-feira de cinzas, por exemplo, nos primeiros séculos do Cristianismo e, em alguns locais até épocas recentes, é o dia em que os fiéis expressam o seu desejo de conversão aos caminhos do Senhor. As cinzas são impostas na cabeça do cristão, lembrando-lhe sua posição de pecador.
A Quaresma é período de penitência e renovação do espírito cristão, preparando-nos para a Páscoa, e nesse momento podemos refletir: Avanço na minha fidelidade a Cristo, nas minhas palavras, pensamentos e ações? Até que ponto estou disposto a comprometer-me com as ideias do Cristo?
Muitos consideram a Quaresma um período de sacrifícios, privações. Antigamente, eram penitências e outras privações físicas, como não ingerir certos alimentos, ou até o jejum. Atualmente já se fala em “sacrifícios” mais atualizados: conseguimos ficar 40 dias sem falar mal de ninguém? Sem cometer pequenas ou grandes maldades? Perdoando aos que nos fazem o mal? É, as lições do Cristo são tarefas difíceis...
Mas também podemos dar outros significados aos símbolos. A Cruz, que por muito tempo representou dor, penitência e coisas desagradáveis da nossa vida – tanto que é o símbolo relacionado à morte – pode e deve ser encarada de forma mais positiva. Afinal, a cruz na Paixão é símbolo de vitória : a vitória de Cristo sobre a morte! É o emblema dAquele que nos aceitou simples e fracos, para nos tornar fortes e livres do mal e do pecado. É também o símbolo do grande amor de Deus por nós!
Para mim, acima de tudo, Quaresma é período de refletir sobre o significado de minha vida para Cristo, e o significado da vida do Cristo para mim. Jesus passa ao nosso lado e espera de nós hoje, agora, uma grande mudança.
E você, vem conosco e com o Cristo?
Uma abençoada Quaresma a todos, cheia da Graça e do Amor do Cristo Jesus.
Karin Seehagen Palange - Presidente