A OASE - Frauenkreis Sabará se reuniu pela primeira vez no dia 29 de junho de 1954. Os encontros eram mensais e realizados nas casas das integrantes do grupo que moravam nas imediações da Avenida Nossa Senhora do Sabará. A anfitriã recepcionava as senhoras em sua residencia e oferecia um saboroso café com deliciosos bolos e tortas.
A partir da segunda reunião a minha mãe Irma Hahmann, participou com frequência dos encontros e após abril de 1955 as reuniões eram em nossa casa. Eu, apesar de adolescente, acompanhava muitas vezes a OASE.
A senhora Liselotte Zander coordenava as senhoras e as vezes tínhamos a presença do Pastor Zander e também a Irmã Margarete vinha com frequência.
No início sempre cantamos a canção da OASE, “Stern, auf den ich schaue” e outras músicas, eram feitas orações, leituras de textos significativos e também foram feitos diversos artesanatos para os bazares.
Entre as participantes, também estava minha tia paterna Margarida Figge e sua filha Ingeborg Figge e também minha avó Maria Wolff e tia materna Elly Hauber de Curitiba como visitantes.
Tínhamos também o Opa (Wilhelm Habermann) que participava com as senhoras, mas não tenho certeza se era ele que tricotava meias de lã para os bazares.
Como é bom relembrar os tempos antigos...
Lindi Ströbele