… os que tinham sido criados fora de Israel começaram a se queixar dos que tinham sido criados em Israel. A queixa deles era que as viúvas do seu grupo estavam sendo esquecidas.... Então os doze apóstolos reuniram todo o grupo de seguidores e disseram: - Não está certo nós deixarmos de anunciar a palavra de Deus para tratarmos de dinheiro. Por isso, irmãos, escolham entre vocês sete homens de confiança, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, e nós entregaremos esse serviço a eles. Assim nós poderemos continuar usando todo o nosso tempo na oração e no trabalho de anunciar a palavra de Deus.
É o nascimento da Diaconia!
Faz parte da nossa história: No início tudo era da comunidade. Tratava-se na no presbitério dos assuntos do Centro Social o que gerava conflitos por causa da complexidade e do tamanho das pautas. Ficava prejudicado a atenção a comunidade. Criamos então a entidade do Centro Social com responsáveis próprios.
Após anos aparece quem quer separar o Centro Social da Igreja. Para mim o texto mostra como são equivocados. Veja os critérios da escolha dos diáconos: “...homens de confiança, cheios do Espírito Santo e de sabedoria...”
Para cuidar do Social precisa ter ética, fé, dignidade, decência. Tudo isto aqui funciona há tantos anos porque a igreja tem isto, temos pessoas que preenchem os requisitos. Entidades livres normalmente viram propriedade de alguém e dos seus interesses...
Não a intenção de criar especialistas: Estevão e Filipe são pregadores engajados e Pedro e Tiago cuidam ainda depois de questões práticas. Ministério compartilhado e corresponsabilidade, conceitos da nossa igreja IECLB 2014 – para o bem do reino de deus e todos nos. Mãos a obra! Amém
P. Guilherme Nordmann