Romanos 8,23-25: Não somente o Universo, mas nós, que temos o Espírito Santo como o primeiro presente que recebemos de Deus, nós também gememos dentro de nós mesmos enquanto esperamos que Deus faça com que sejamos seus filhos e nos liberte completamente. Pois foi por meio da esperança que fomos salvos. Mas, se já estamos vendo aquilo que esperamos, então isso não é mais uma esperança. Pois quem é que fica esperando por alguma coisa que está vendo? Porém, se estamos esperando alguma coisa que ainda não podemos ver, então esperamos com paciência.
Você já perdeu a paciência? Creio que sim! Enfim somos humanos, não é nada dramático.
O Apóstolo Paulo fala de esperar com paciência e ele tem algo maior em mente: Esperar com paciência o surgir do novo mundo melhor do Reino de Deus.
Aí sim, faz diferença manter ou não a paciência. Conhecemos talvez pessoas que quando jovens tinham muito fé e ideias e mais tarde abandonaram esta postura esperançosa em prol da vantagem imediata, geralmente, material.
São dramáticas as consequências na vida como perda de valores e referências. O Brasil da Lava-Jato ilustra bem o que se passa. Mas de onde podemos ganhar força para mantermos a esperança viva, mesmo num mundo onde tudo parece andar na contramão?
Estava na Paróquia de Santos quando de noite o telefone tocou e uma mulher consultou sobre a possibilidade de alugar o salão da Paróquia para uma festa de aniversário. Confirmei positivamente e após informar o preço passei a consultar a agenda acerca da data requerida, vendo que esta ainda estava livre.
»Que legal! Você pode me reservar esta data?«, perguntou a mulher. »Posso, sim, mas você precisa dar um sinal para garantir a reserva«, respondi. O procedimento foi aceito prontamente e já no dia seguinte o sinal foi pago, dando segurança para ambas as partes sobre o aluguel do salão.
Pode ser um exemplo banal do cotidiano mas é exatamente o que Deus faz conosco. Quando nos sentimos inseguros sobre o seu Reino e sua vinda ele nos responde assim: »Já dei um sinal para vocês com o sacrifício do meu filho! Este sinal me compromete eternamente com vocês e liga vocês seguramente a mim - mesmo que nem tudo está visível no momento. Não posso voltar atrás, o preço foi alto demais. Abracem este sinal e vivam uma vida de fé e esperança!«
Isto é o “X da questão” ao que Paulo se refere quando alega que já “vimos alguma coisa”. Deus se adiantou em Jesus Cristo em nosso favor e nos concedeu o Espírito Santos para nos mantermos firmes.
Wilhelm Nordmann