Na noite do Domingo, dia 6, a Paróquia de Balneário Camboriú recebeu lideranças das paróquias do Sínodo Vale do Itajaí para o lançamento sinodal da Campanha Nacional de Ofertas, a Campanha Vai e Vem. A liturgia foi conduzida pelo pastor Valdim Utech e a pregação ficou ao cargo do pastor sinodal Breno Carlos Willrich. Com a temática ‘Em Missão pela Paz’, 14 projetos nacionais e três sinodais receberão recursos para que a missão da IECLB continue sendo fortalecida e ampliada.
“A campanha Vai e Vem não é para arrecadar dinheiro para a Igreja. A Vai e Vem é uma campanha de mobilização de pessoas, de mobilização de corações, que esperam, como Deus, ver as pessoas reunidas e que buscam conhecer a palavra. Deus espera que sejamos como os personagens das parábolas da Ovelha Perdida, da Dracma Perdida e do Filho Pródigo: um pastor que vai a busca da ovelha perdida, a mulher que varre a casa e o pai que espera de braços abertos. As parábolas nos ajudam a entender a missão da igreja no mundo. A campanha nos desperta à ação missionária. Que Deus abençoe os recursos arrecadados”, disse o pastor sinodal.
O culto contou com a apresentação dos jovens da comunidade, grupo de violinos, grupo de canto e coro. O louvor foi o ponto alto da celebração. Além de membros da própria comunidade, lideranças de outras paróquias do Sínodo também participaram do culto. O coordenador sinodal da Campanha Vai e Vem, Roberto Boebel, agradeceu todas as dádivas destinadas até o ano passado e desafiou cada vez mais pessoas a se juntarem neste grande objetivo, que é ser Igreja de Jesus Cristo no mundo.
A Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem, que nasceu da constatação decorrente das reflexões sobre o Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI), de que a Igreja é missionária em sua essência, é uma das formas pela qual a IECLB cuida dos projetos missionários e de todas as pessoas que, envolvidas nessa comunhão, expressam a sua fé, a sua espiritualidade e agem. A Vai e Vem é viabilizada por meio das ofertas e do que elas proporcionam: o anúncio do Evangelho pelo viés luterano. Com motivação, ânimo, criatividade e esperança, é possível que irmãos e irmãs ofertem para que novas comunidades e trabalhos missionários e diaconais surjam e sejam apoiados por este Brasil afora. A campanha nacional apoia 14 projetos nos sínodos Brasil Central, Mato Grosso, Sudeste, Paranapanema, Centro-sul Catarinense, Planalto Rio-grandense, Rio dos Sinos e Sul-rio-grandense.
No Sínodo Vale do Itajaí são destinados recursos para três projetos. A recém-criada Paróquia de Navegantes, a Comunidade de São João Batista e a Pastoral da Criança e Juventude foram selecionadas pelo Conselho Sinodal para integrarem a campanha em âmbito sinodal. Três projetos que estão sendo estruturados e precisam do apoio dos membros em mais uma edição da Vai e Vem. “O sentimento presente no coração dos membros certamente é de gratidão”, afirmou a pastora Carla Taís Krüger Bersch, da Paróquia de Navegantes.