O pastor sinodal Alan Schulz pregou no culto de encerramento do seminário de formação para lideranças da União Paroquial de Blumenau, que aconteceu nos dias 20 e 21 de maio, no Centro de Eventos Rodeio 12. Com o tema “Uma Maravilhosa Viagem de Fé”, palestras, atividades e celebrações foram propostas a partir da reflexão dos 200 anos de presença luterana no Brasil.
No culto, na Capela 12 Apóstolos, Schulz comparou a vida a um trem com vagões e locomotivas. “A vida em comunidade faz parte do trem da vida. É um trem no qual fomos chamados para embarcar desde o nosso batismo. Neste final de semana vocês foram lembrados e relembrados que a viagem da fé é um trajeto cheio de desafios, ao mesmo tempo, cheio de sentido de vida. Liderar nesta locomotiva, na igreja, ser liderança cristã, é olhar, cuidar e estar com pessoas. Já somamos 200 anos no Brasil construindo caminhos para que o trem da vida comunitária possa viajar em segurança”.
Lideranças das nove paróquias tiveram um momento de diálogo e conhecimento sobre a história da IECLB, com o professor Dr. Wilhelm Wachholz. Ele relatou a vinda dos imigrantes para o Brasil, lembrou o contexto econômico e social da Europa e da América do Sul no século 19. Enfatizou que não foi fácil a adaptação e o choque de costumes de pessoas vindas de diversas regiões europeias para formar uma nova comunidade brasileira. “Apesar de todas as dificuldades enfrentadas para iniciar uma nova vida, luteranos e luteranas não abandonaram a fé. Esta é a saga, não só de imigrantes, mas uma história de resiliência e fé”.
A partir de 1824 diversas cidades do Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, receberam europeus. O pastor Milton Jandrey enfatizou a história do Vale do Itajaí, que celebrará 174 anos de presença luterana. De uma comunidade, hoje a Comunidade Blumenau Centro, para uma União Paroquial Luterana, atualmente constituída por nove paróquias, duas escolas, a Rádio União, o Hospital Santa Catarina, o Lar de idosos e uma grande e rica diversidade de grupos em suas 16 comunidades. Jandrey lembrou a promessa de Deus a Abraão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!
O grupo Laudate, da Comunidade da Velha Central, coordenou o louvor do encontro. A música faz parte da história da Reforma Luterana e tem um papel de destaque no culto comunitário e nas atividades com pastorais e setores de trabalho. Durante toda a programação foram cantadas músicas que fizeram parte da história de fé do povo de Deus.
O seminário reuniu aproximadamente 80 pessoas e tem como proposta ser uma espaço de formação e integração para pessoas envolvidas no trabalho comunitário da União Paroquial. “Este é um investimento que vale a pena. Anualmente reunimos pessoas que caminham juntas em Blumenau. O investimento em formação com temas diversos refletem no dia a dia da vida comunitária e no crescimento pessoal. Agradeço a todas as pessoas que dispuseram tempo para estar nesta “maravilhosa viagem de fé”, alegrou-se o presidente da União Paroquial de Blumenau, Dietmar Piske.