A igreja do Espírito Santo, templo da Paróquia Blumenau Centro, completou 135 anos, no último domingo, dia 23. Um celebração especial foi conduzida pelos ministros da Paróquia, pastores Valmor Weingartner e Gilson Ricardo Hoepfner. Os membros lotaram a igreja para comemorar o aniversário de um dos templos mais antigos de Blumenau.
Os primeiros cultos da Comunidade Evangélica eram realizados aos domingos no Barracão dos Imigrantes. Ali, a partir de 1857, o pastor Rudolph Oswald Hesse, recém-chegado da Alemanha, anunciava numa cerimônia simples, a palavra de Deus aos membros da comunidade. Somente depois de vários relatórios enviados pelo Dr. Blumenau, onde frisava a necessidade urgente da construção de um templo, o governo imperial deferiu o pedido pelo decreto no ano de 1865 e a pedra fundamental foi lançada em 1868.
A construção durou exatamente 9 anos, ficando sob a responsabilidade do arquiteto Henrique Krohberger. Em 23.09.1877, depois de anos de celebrações em locais diversos, o templo foi inaugurado recebendo a denominação de Igreja do Espírito Santo. Entre os anos de 1927 e 1929 a Igreja foi dotada de uma pequena torre, que realçou ainda mais a sua arquitetura, de autoria do arquiteto alemão Franz Von Knoblauch. A presença marcante das formas ogivais nas fachadas e nos portais é um belíssimo exemplo das tendências dos séculos XIII e XIV, renovadas com todo o requinte e o bom gosto do século XIX.
“Hoje, a Paróquia Centro é o símbolo de nossa colonização e baluarte de nossos tempos, conserva em seu estilo neo-gótico as linhas principais traçadas pelo idealizador da obra.”, reforçou a presidente da Paróquia, Adriana Neumann.