Diaconia é o amor em movimento, a partir da identidade cristã que serve às pessoas. Motivados por esta reflexão, em torno de 50 representantes dos sínodos Norte Catarinense, Centro-sul Catarinense, Vale do Itajaí e Paranapanema participaram do Encontro Intersinodal de Diaconia, nos dias 10 e 11 de setembro, no Centro de Eventos Rodeio 12.
A diácona Cátia Patrícia Berner relatou que ágape é o amor incondicional de Deus pelas pessoas e que a partir deste sentimento, mulheres e homens são chamados a compartilhar este amor que move à ação; um sentimento que gera compromisso.
Em dois momentos o grande grupo dividiu-se em células menores. Primeiramente, relataram experiências de atuação em diferentes contextos: a diaconia comunitária, social ou institucional. Num segundo momento, aprenderam, estudaram e aplicaram o método da leitura diaconal da Bíblia, que tem duas características básicas para aplicar: a partir da fé cristã e da realidade humana.
“Jesus é a inspiração. A comunidade cristã na sua essência é diaconal. Por isso, a importância de promover a comunhão e enxergar as pessoas, estar ao lado, perceber as necessidades. A partir deste convívio, acontece a motivação para exercer diaconia além dos muros da comunidade, indo ao encontro das fragilidades humanas em contextos familiares, no bairro ou cidade. Jesus nos motiva a ouvir, guardar e praticar a sua palavra”, completou a diácona Cátia.
Um culto de encerramento celebrou a disposição das pessoas em servir. O pastor sinodal do Sínodo Centro-sul Catarinense, Joel Schlemper, enfatizou que o tema do ano reflete o compromisso da Igreja de amar a Deus e as pessoas. “A partir dessa confissão, lembramos que o nosso amor a Deus se tornou possível porque ele, Deus, nos amou primeiro em Cristo Jesus. Da mesma forma o amor concreto, de fato e de verdade, ao próximo é possível porque ele nos amou primeiro. E ele nos amou de fato e de verdade quando encarnou em Cristo, morreu e ressuscitou por nós. O amor radical de Deus por sua criatura possibilitou o mesmo amor nosso, tanto a Deus como ao próximo”.
“Esses momentos de formação, em parceria com os Sínodos, são importantes para a educação contínua sobre diaconia, para partilha das ações diaconais, pois promove comunhão e fortalecimento tanto das atividades na esfera comunitária quanto institucional”, partilhou a diácona Carla Jandrey, coordenadora nacional de Diaconia na Secretaria de Ação Comunitária da IECLB.