O Sínodo Vale do Itajaí reuniu delegados e delegadas para uma assembleia extraordinária, na manhã de sábado, 21 de agosto, em Timbó/SC. A apreciação dos novos estatuto e regimento foi a pauta do encontro. A intenção foi adaptar os documentos para práticas existentes na rotina sinodal.
Segundo o presidente do Conselho Sinodal Adelino Sasse, que integrou a Comissão de Análise dos Documentos, as mudanças aconteceram para dar ênfase ao planejamento missionário do Sínodo, quando o serviço às comunidades e a promoção da unidade são ações importantes da iniciativa sinodal. A mudança de endereço da sede também foi ajustada nos novos documentos. Um guia eleitoral simplificado, incluído no Regimento Interno, também foi apreciado e estudado pela comissão e aprovado na assembleia.
O pastor sinodal Guilherme Lieven e a vice-pastora sinodal Mirian Raatz realizaram uma pequena celebração no início da assembleia. O presidente Cristian Fuchs agradeceu o trabalho da comissão, que se ocupa há mais de dois anos com estas matérias. O encontro, que seguiu todos os protocolos de segurança, aconteceu na igreja da Ressurreição, no centro de Timbó/SC. O tamanho do templo ajudou para que fosse mantido o distanciamento entre as pessoas.