O Sínodo Vale do Itajaí reuniu secretárias e auxiliares administrativos em mais um encontro anual de reflexão, integração e partilha de experiências, na segunda-feira, 26, no Lar Wally Heidrich, na Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos/SC. A proposta sempre está ligada com as comemorações pelo Dia da Secretário e do Secretário, comemorado em 30 de setembro.
Neste ano, a temática “Se melhorar, estraga” foi dirigida pelo P. Roni Balz, diretor do Centro de Literatura Evangelística, da Editora Otto Kuhr e Livraria Martin Luther. Por meio de dinâmicas, puderam compartilhar sentimentos e experiências, além de refletir sobre a importância deste trabalho na Missão de Deus. “Pudemos reafirmar que este trabalho vai além do secular, pois tem como principal objetivo ser meio para a divulgação do Evangelho. Lamentou-se o excesso de burocratização que muitas vezes prejudica o acolhimento a novos membros. Como barco, a Igreja também sofre com os ventos, ondas, icebergs, porém seguem em frente, pois tem em Cristo, o bom navegador”, enfatizou Balz.
O palestrante ainda afirmou que a convivência entre os entes envolvidos na Igreja nem sempre é harmoniosa. Surgem conflitos. Estes precisam ser trabalhados à luz da Palavra de Deus. Somente esta pode curar feridas, reconciliar os envolvidos e promover alegria durante a caminhada. Para isso, diariamente necessita-se revestir-se dos valores de Cristo, como a misericórdia, bondade, humildade, delicadeza, paciência, perdão, amor e gratidão (Colossenses 3.12-17)”.
Dentro da perspectiva do Corpo de Cristo, as secretárias e os auxiliares administrativos também compreendem-se como parte importante na vivência e anúncio do projeto do Reino de Deus; consequentemente reafirmaram, positivamente, a necessidade da participação na vida comunitária, pois assim como ministros, ministras, presbíteros e presbíteras, as pessoas colaboradoras da secretaria da Comunidade ou Paróquia são, pra muitos membros, referência e elos de familiaridade na Comunidade.
O encontro, que contou com 34 participantes, foi permeado de muita música, alegria, gratidão e a reafirmação de que ser secretária ou auxiliar administrativo é um dom de Deus.