Nesta segunda-feira, dia 28, as secretárias-executivas e o secretário-executivo das paróquias do Sínodo Vale do Itajaí se reuniram em Rodeio 12. O evento acontece anualmente e tem como objetivo promover integração, troca de experiências e abordagem de temáticas que envolvem o dia-a-dia das secretarias paroquiais. A palestra, ministrada pelo pastor sinodal Breno Carlos Willrich, abordou três assuntos que estão na pauta do Sínodo: Associação de Mútuo Auxílio (AMA), reserva ministerial e diretrizes da celebração de casamento em outros espaços que não sejam nos templos.
“A abordagem destas temáticas foram importantes porque as secretárias e o secretário fazem a ponte entre a diretoria, ministros e membros. Os projetos que a Igreja aprova precisam ser esclarecidos para que possamos aperfeiçoar nossa comunicação interna”, explica a assessora administrativo-financeira do Sínodo, Mara Andréia Brandes Vieira.
Num outro espaço os participantes puderam tirar as dúvidas recorrentes do trabalho diário da secretaria paroquial. Questões de registros e admissão de novos membros são alguns dos exemplos. Ao final, uma gincana de integração animou os participantes e promoveu um clima de fraternidade. “Encontros como este são importantes para que possamos nos conhecer melhor. Muitas vezes conversamos por telefone ou e-mail, mas não temos o contato pessoal. Esta proposta valoriza ainda mais o trabalho na Igreja”, alegra-se Mara.
Para a secretária da Paróquia de Balneário Camboriú, Dalys Marlene Musskopf Geiser, foi importante compartilhar as experiências e poder ver que as problemáticas são parecidas de paróquia em paróquia e, que muitas vezes, o outro colega tem a solução. “Este encontro precisa acontecer sempre”.